Diesel: redução do desequilíbrio regional e a elevação dos preços internacionais 

Confira dados oficiais do PDE 2031 sobre a redução do desequilíbrio regional e a elevação dos preços internacionais do diesel. Saiba mais!

As regiões Sul e Centro-Oeste lideram a produção do diesel, embora a demanda esteja mais concentrada na Região Sudeste, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Diesel: redução do desequilíbrio regional e a elevação dos preços internacionais 

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 analisa que estímulos a culturas adaptadas às Regiões Norte e Nordeste podem aumentar suas produções e reduzir o desequilíbrio regional. Em maio de 2021 foi publicada a Resolução ANP 842 que estabeleceu a especificação do diesel verde.

Biogás/Biometano da Cana-de-açúcar

O potencial de biogás alcança 7,1 bilhões de Nm³ em 2031 (3,8 bilhões de Nm³ de biometano), com a destinação de toda vinhaça e torta de filtro, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

O potencial de exportação de energia elétrica a partir do biogás (vinhaça e torta de filtro) atingirá 2 GWmédio no ano de 2031 (com base na usina vencedora do leilão de energia A-5 de 2016).

Caso se considere apenas as usinas mais saudáveis financeiramente, esse valor é de cerca de 1,0 GWmédio, em 2031, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

A produção de biometano

A produção de biometano do setor sucroenergético seria suficiente para suprir equivalente a cerca de 60% da demanda de diesel deste segmento. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 informa que, adicionalmente, o potencial de biogás a partir das palhas e pontas da cana poderia contribuir com 5,7 bilhões Nm³ em 2031.

Bioquerosene de aviação

CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é um instrumento aprovado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) em 2016, em alinhamento com as resoluções da COP 21, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

 Obriga a indústria de aviação civil dos países signatários a neutralizar ou compensar suas emissões de gases do efeito estufa. Existem processos certificados na ASTM, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Resolução ANP nº 778/2019

A Resolução ANP nº 778/2019 regulamentou a utilização de cinco diferentes rotas de obtenção de querosene de aviação alternativos. O grupo técnico interministerial avalia a forma de inserção na matriz.

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca que estima-se a produção consorciada do BioQAV com o HVO, a BioNafta e BioGLP.

 Dados oficiais sobre o consumo de energia por fonte e setor

Consolidação por fonte 

Derivados de Petróleo  -3,8

Eletricidade  1,9

Derivados da Cana  0,7

Gás Natural  1,8

Lenha e Carvão Vegetal -1,6

Carvão Mineral e Derivados  0

Demais Fontes 0,9

Consolidação por setor

Industrial  -0,2

Transportes  0,1

Setor Energético  1,3

Residencial  -1,1

Agropecuário  -0,5

Comercial  0,7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.