Como fazer pastilha caseira para vaso sanitário

Aprenda a fazer pastilha sanitária em casa de forma simples econômica

Quer economizar fazendo pastilha caseira para o vaso sanitário? Esse item é uma ótima opção para deixar o vaso sanitário exalando aquele cheirinho gostoso o dia todo no seu banheiro.

Mas, nem sempre o valor dessas pastilhas compensa. Por isso, a dica é você fazer a sua própria pastilha e deixá-la do jeito que preferir, com o seu toque pessoal!

Então, se você quer economizar com essa super dica, continue a leitura e descubra como fazer você mesmo sua pastilha caseira.

Fazer pastilha caseira para vaso sanitário -- Reprodução Canva
Fazer pastilha caseira para vaso sanitário — Reprodução Canva

Economize fazendo pastilha caseira para vaso sanitário

Neste artigo iremos te ensinar duas receitinhas super fáceis para conseguir fazer sua própria pastilha caseira e, com isso, deixar o banheiro cheiroso o dia todo!

São poucas etapas e ingredientes, todos bem econômicos e que com certeza você já tem aí na sua casa, pois esses produtos estão sempre guardados no armário. Sem falar, ainda, na sustentabilidade, já que eles não agridem o meio ambiente, comparados aos produtos encontrados no mercado. 

Informações sobre pastilha para vaso sanitário

A pastilha para vaso sanitário, também conhecida como pastilha sanitária ou pedra sanitária, é um daqueles muitos produtos que deixam o banheiro com um aroma agradável o dia inteiro. 

E, como quase ninguém gosta de limpar o vaso sanitário, esse produto milagroso acaba sendo uma opção prática e eficaz para evitar tal tarefa, já que prolonga o efeito da limpeza. 

Em banheiros pequenos ou com pouca ventilação, as pastilhas são mais que bem-vindas! Principalmente quando temos visitas na nossa casa.

Porém, ela possui outros benefícios além de manter o local perfumado. A pedra sanitária ajuda a tirar o amarelado do vaso, evita que sujeira fique presa e limpa o local quando entra em contato com a água da descarga.

Assim, quanto a forma de utilização, a pastilha sanitária pode ser usada tanto no ralo quanto dentro do compartimento da descarga.

Primeira dica

Para essa receita, você irá precisar de apenas dois ingredientes: 

  • 1 barra de sabão da sua preferência;
  • 1 litro de desinfetante ou limpador de casa, com o aroma que você desejar deixar no ambiente.

Após separar esses dois ingredientes, rale o sabão ou corte em pequenos pedaços, se você não tiver um ralador disponível.

Logo após, em uma panela, coloque as lascas de sabão e acrescente o desinfetante que você escolheu. 

Leve essa mistura em fogo baixo, mexendo com o auxílio de uma colher de pau, até que o sabão derreta totalmente. Nesse momento, é essencial não parar de mexer de jeito nenhum.

Espere até que todo o sabão picado derreta na panela. 

Assim que derreter, desligue o fogo.

Assim, nessa etapa, se você quiser, pode acrescentar algumas gotas de uma essência da sua preferência.

Despeje a mistura em um recipiente e aguarde esfriar por aproximadamente 1 hora.

Depois que a massa formada estiver fria, corte em pedaços pequenos e embrulhe em papel manteiga. Dessa forma, ficará mais fácil para você usar depois.

Segunda dica

Para a nossa segunda receita, você irá precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 1 xícara (chá) de sabão em pó ou sabão de coco;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • Suco de 2 a 3 limões (vai depender do tamanho da pastilha);
  • 5 gotinhas de essência da sua preferência (opcional).

Separe todos os ingredientes, incluindo um recipiente limpo para misturá-los.

Coloque dentro dessa vasilha o sabão em pó da marca que você preferir, o bicarbonato de sódio e o suco dos limões. Misture bem. Procure despejar os ingredientes aos poucos, sempre misturando bastante, até que forme uma pasta. Depois disso, você pode acrescentar a essência que escolheu, caso queira, e misturar novamente.

Por fim, distribua a mistura em forminhas de silicone ou de gelo. Agora é só usufruir da sua pastilha caseira para o vaso sanitário!

Respondendo algumas dúvidas

Para finalizar com chave de ouro, iremos responder algumas dúvidas muito comuns:

  1. Como usar a pastilha sanitária? Para usar esse produto, primeiro seque a parte interna do vaso sanitário. Logo após, com a ajuda dos dedos, grude a pastilha na parede do vaso até ficar firme. Quando você ver que ela está bem grudadinha, pode dar descarga normalmente e sentir o perfume exalar no seu banheiro!
  2. Como conservar a pastilha caseira para vaso sanitário? É preciso manter o produto sempre protegido do sol e do calor. Portanto, não armazene as suas pastilhas caseiras em locais com temperatura acima de 40ºC, procure mantê-las sempre em temperatura ambiente e longe da umidade.

Por fim, basta seguir essas dicas com atenção e seu banheiro ficará sempre super limpinho! Nada como um perfume diário para deixar o ambiente confortável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.