Passo a passo: como contestar o cancelamento do Auxílio Emergencial

Quem teve um cancelamento do Auxílio Emergencial entre a primeira e a segunda parcela precisa se apressar. É que essas pessoas podem fazer a contestação dessa decisão apenas até esta sexta-feira (28). Depois disso, não adianta mais tentar reclamar do resultado.

De acordo com o Dataprev, o sistema está reanalisando os dados de cada um dos 39 milhões de brasileiros que estão recebendo o Auxílio. E isso está acontecendo sempre depois da liberação de uma parcela. É por isso portanto que algumas pessoas receberam em abril, mas não estão recebendo mais em maio.

Como contestar

  • Passo 1

O primeiro passo é entrar no Portal de consultas do próprio Auxílio Emergencial. Essa é uma boa notícia para muita gente. É que para fazer essa contestação, não é preciso ir até algum lugar. Basta usar portanto a internet. É preciso ter cuidado com sites falsos. Para ir ao oficial, é só clicar sobre este link.

  • Passo 2

No site em questão, o cidadão vai ver que há campos para inserir essas informações. Basta portanto colocar todos esses dados. Eles pedem o nome completo do usuário, o cpf, o nome completo da mãe e a data de nascimento da pessoa que está recebendo o benefício.

  • Passo 3

Ao enviar as informações, o cidadão vai poder verificar como está a situação. Aparecerá portanto o motivo do cancelamento do Auxílio Emergencial. Se esse usuário não concorda com essa afirmação e acredita que houve um erro do sistema, basta clicar no botão de contestar que aparece ao lado.

  • Passo 4

Logo depois, o sistema vai verificar se o motivo do cancelamento permite ou não a contestação. Esta é uma informação importante que acaba confundindo muita gente. É que em alguns casos, o Dataprev não permite o ato de contestar. Se eles aceitarem, aparecerá uma mensagem de “Contestação da parcela cadastrada com Sucesso”.

  • Passo 5

O último passo é esperar. De acordo com as informações do próprio Dataprev, os agentes possuem um prazo de até 30 dias para a reanálise desta conta. No entanto, de acordo com informações dos próprios usuários, o processo normalmente demora mais do que isso.

Demora na contestação

De acordo com os dados oficiais do próprio Ministério da Cidadania, cerca de 1 milhão de pessoas entraram com contestações sobre o recebimento do Auxílio este ano. Deste montante, o sistema só reanalisou cerca de 155 mil. Isso quer dizer que o processo todo está bem lento.

Ainda de acordo com o Dataprev, isso está acontecendo porque há uma sobrecarga dos servidores e dos trabalhadores do local. No entanto, eles garantiram que esses resultados irão sair em breve. Então seja para o bem ou para o mal, essas pessoas deverão saber os seus resultados.

Quem passar pela aprovação, não precisa se preocupar. Isso porque mesmo que eles demorem para reanalisar o caso, esses cidadãos receberão as quatro parcelas normalmente. É portanto uma maneira de fazer com que esses brasileiros nãos se prejudiquem com a demora do Dataprev.

Auxílio Emergencial

A versão 2021 do Auxílio Emergencial está pagando quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Quem está recebendo o dinheiro do programa e faz parte do Bolsa Família tem um tempo maior de contestação do cancelamento. De acordo com o Ministério da Cidadania, eles podem fazer isso até o próximo dia 1 de junho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.