Imigração e emigração: Entenda a diferença

Imigração e emigração são termos utilizados para definir o fluxo de pessoas em um país, podendo ter vários motivos envolvidos nessa movimentação. 

A imigração é a chegada de estrangeiros em um determinado país de maneira temporária ou definitiva. Já a emigração corresponde ao movimento de saída de pessoas do país. 

A relação entre ambas resultam no “saldo migratório”, aplicado na para auxiliar na caracterização da população de uma determinada região, podendo ser um país, um continente, um estado, entre outros. 

Todavia, se a imigração superar a emigração, pode-se afirmar que o saldo migratório foi positivo, tendo em vista que saíram menos pessoas do país do que entraram. 

No entanto, caso a emigração supere a imigração, pode-se afirmar que o saldo migratório foi negativo, afinal saíram mais indivíduos do país do que entraram. 

Contudo, o saldo migratório também pode ser considerado nulo, ou seja, quando emigração e imigração se igualam. 

O tema imigração e emigração poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre! 

Contexto histórico da emigração e imigração

A emigração e imigração estão relacionados com as situações sociais, econômicas e políticas dos lugares nos quais se inserem e possuem algumas particularidades através dessas condições. 

A saber, o emigrante muitas vezes acaba deixando o país, por conta da falta de condições para que ele consiga conquistar uma evolução social e econômica. 

Por isso, ele acaba se tornando um imigrante em outra nação buscando melhores condições de vida em busca de ascensão social e econômica, visando uma melhoria na qualidade de vida. 

No entanto, algumas outras razões podem levar um indivíduo a se tornar um emigrante de seu país, algumas das principais razões são:

  • Questão dos refugiados, justamente por conta de conflitos desencadeados em seu país;
  • Perseguição religiosa;
  • Perseguição racial ou étnica;
  • Desastres naturais ou ambientais 
  • Perseguição política;
  • Entre outros

Todavia, o imigrante enfrentará grandes desafios para se estabelecer em um novo país de costumes muitas vezes diferentes do seu, assim como um idioma diferente. 

Por isso, muitas vezes acabam enfrentando questões como a xenofobia, restrições impostas aos estrangeiros através de leis, assim como a presença do trabalho escravo ou até mesmo a falta de emprego. 

A mobilidade de pessoas sempre foi extremamente importante e presente na história do mundo. Desde os tempos mais primitivos onde o nomadismo era uma prática muito comum. 

Por fim, hoje em dia essas movimentações migratórias se tornaram algo comum, muitas vezes por conta da globalização. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre imigração e emigração?

Não deixe de ler também – Atualidades: Entenda melhor a crise dos refugiados. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.