Passo a passo: como consultar cadastro pelo novo app do Cadúnico

Novo app do Cadúnico foi lançado ainda na última semana. Veja como é possível consultar dados do cadastro sem sair de casa

O novo app do Cadúnico já está disponível para download desde a última semana. A nova atualização tem algumas novidades. O fato, no entanto, é que algumas pessoas ainda não sabem como funciona o novo processo. Veja aqui o passo a passo para saber como funciona o procedimento de busca pelos dados cadastrais.

Em primeiro lugar é importante lembrar que existem dois tipo de consultas. A primeira é a simples e a segunda é a completa. As duas estão dispostas logo no topo do menu principal. Veja abaixo.

Reprodução: Ministério da Cidadania

Consulta simples

Para fazer a consulta simples, o processo é um pouco mais básico. O app pedirá para que o usuário insira dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Unidade da Federação e também o município. Logo depois de inserir todos os dados, é importante clicar na opção continuar.

Reprodução: Ministério da Cidadania

De acordo com o Ministério da Cidadania, com a consulta simples, o cidadão poderá descobrir algumas informações básicas. Será possível, por exemplo, consultar o código familiar. Além disso será possível saber se o Cadúnico está atualizado ou não. Essa é uma informação importante sobretudo para quem quer entrar em programas sociais.

Nesse sentido, eles também divulgam nesta consulta simples, a data da última atualização, bem como a data limite para fazer a próxima. Aqui eles também divulgam o Número de Inscrição Social (NIS) e a renda per capita que está registrada no perfil. Também são dados importantes para quem quer entrar em programas sociais.

Consulta completa

No caso da consulta completa, a situação é um pouco mais complexa. Isso porque neste caso eles exigem que o cidadão tenha o login feito no sistema gov.br. Para tanto, será preciso que o cidadão tenha o seu CPF e a sua senha.

Reprodução: Ministério da Cidadania

Nesta consulta completa será possível ver os dados do Cadúnico de forma detalhada. Informações como todas aquelas vistas na verificação simples e algumas outras que não estavam naquela primeira etapa serão conhecidas.

Aqui, o cidadão poderá consultar o endereço que está registrado pela família, dados do domicílio, despesas, integrantes registrados na família e as informações sobre o chamado responsável familiar.

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir desses dados, que o Ministério da Cidadania seleciona os indivíduos para a participação em projetos sociais.

Para entrar nesta lista é importante primeiro entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade. Isso porque o processo de entrada no Cadúnico é de responsabilidade dos municípios do país.

O novo app do Cadúnico até permite que o usuário inicie o processo de entrada nesta lista. Entretanto, a confirmação da entrada segue precisando ser feita de forma presencial no local indicado pela Prefeitura da sua cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.