Passa o dia sentado? Veja como proteger a saúde

Se você passa o dia sentado, certamente pode ter se questionado, em algum momento, o que poderia fazer para reduzir os danos desse tipo de sedentarismo. Afinal, embora você possa praticar exercícios fora do expediente de trabalho, se ao longo do dia você “não faz nada” de ativo, pode estar colocando a sua saúde em risco.

Por isso, experimentar novas formas de mover o corpo no dia a dia de trabalho é algo que tende a trazer benefícios para a saúde. Quer descobrir quais são algumas das boas opções para isso? Acompanhe este texto!

Veja como proteger a saúde se você passa o dia sentado

Existem diversas práticas de atividades físicas que você pode incluir na rotina caso passe o dia sentado. Porém, se você optar por exercícios mais intensos, como por exemplo, pular corda, sugerimos que, antes de qualquer coisa, converse com o seu médico para avaliar a sua condição física primeiro, combinado? Desse modo, poderá praticar atividades com mais segurança, o que é fundamental.

Para além disso, observe as opções que trouxemos abaixo e analise o que pode ser interessante para o seu caso:

1. Fazer pausas regulares e levantar-se

Estudos indicam que fazer pausas regulares, a cada 30 minutos, é um dos caminhos para quem passa o dia sentado. Assim, é possível reduzir as chances de desenvolver doenças relacionadas ao açúcar e colesterol no sangue. Portanto, ligar o alerta no celular para levantar-se a cada 30 minutos, movendo o corpo, é algo que pode ser bem pertinente.

2. Alongamento e caminhadas

Durante as pausas, você pode alongar o seu corpo e também fazer pequenas caminhadas dentro do escritório. Você pode, inclusive, fazer uma “corrida no lugar”, para ativar a circulação e todo o organismo, resultando em uma proteção a mais para a sua saúde.

No começo, essa prática pode parecer muito difícil para algumas pessoas, no sentido de se sentir motivado para parar o que está fazendo e se mexer. Porém, à medida que o tempo passa, é possível criar um verdadeiro hábito.

3. Agachamentos também podem ajudar

Além do alongamento e das caminhadas, os agachamentos também são interessantes para quem passa o dia sentado. Você pode fazer algumas séries, de acordo com os limites do seu corpo e de sua saúde, a fim de ativar o organismo e promover efeitos interessantes. Afinal, além de ser uma forma de proteger a sua saúde, essa prática também contribui para que você aumente a sensação de bem-estar no dia a dia.

4. Outras práticas simples podem ser postas em prática

Existem muitas atividades que também podem ser colocadas em prática no caso de quem passa o dia sentado. Por exemplo, pular corda, abdominal, flexão, e muitas outras atividades que podem ser feitas “no lugar” que a pessoa está – sem precisar se locomover para longe. Além disso, subir e descer escadas também pode ser bem interessante.

Caso faça sentido e esteja de acordo com as suas condições de saúde, invista nas nossas dicas e fuja do sedentarismo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.