Pandemia: Maranhão confirma 4º ano no ensino médio em 2021

Projeto será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para regulamentação

 

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) já concluiu o projeto que implementa um 4º ano no ensino médio em 2021devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida busca garantir que os alunos tenham mais aulas e assim se preparem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares.

Segundo a Seduc, o projeto será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para regulamentação. No modelo que será implantado, a secretaria afirma que os alunos que cursarem o 4º ano, de forma opcional, terão os mesmos conteúdos que seriam ofertados no terceiro ano sem a pandemia, material didático e alimentação escolar.

O órgão afirma ainda, que, mesmo que o Ministério da Educação não mande recursos para bancar esse modelo, o governo estadual irá arcar com os custos.

As aulas presenciais no estado continuam suspensas devido à pandemia. As atividades escolares serão retomadas de forma escalonado e a previsão é que elas retornem no dia primeiro de julho. Apesar do decreto editado pelo governador Flávio Dino sobre a volta às aulas, a data poderá ser remarcada a depender do avanço da Covid-19 no estado.

Escolas do ensino médio, como o Liceu Maranhense, estão ofertando aulas remotas e simulados para os alunos durante a semana.

São Paulo também avalia o modelo para 2021

Nesta semana, a secretaria de Educação de São Paulo também confirmou que um projeto semelhante está em desenvolvimento, mas os detalhes ainda não podem ser divulgados. O secretário, Rossieli Soares, está internado com Covid-19 há uma semana e foi transferido para a unidade de terapia intensiva do Hospital 9 de Julho.

No final de maio, Rossieli já havia mencionado a intenção de lançar o projeto em um debate sobre o Enem, organizado pelo Sistema Educacional Brasileiro.

Segundo o secretário, muitos alunos perguntaram, em uma live, se poderiam cursar novamente o terceiro ano em 2021, mesmo sendo aprovados, para se prepararem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

A demanda passou, então, a ser discutida pelo órgão: um quarto ano opcional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.