Enem 2020: já está disponível resultado do atendimento especializado e nome social

A medida foi adotada pelo Inep em 2014, com o intuito de garantir direitos iguais aos participantes travestis e transexuais no exame nacional

Os participantes que solicitaram o atendimento especializados e o tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar o resultado nesta sexta-feira (12).

A consulta é individual, na Página do Participante, e quem não teve a solicitação aceita pode entrar com recursos entre os dias 15 e 19 de junho para as duas situações. O resultado do recurso será liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 25 de junho.

A medida foi adotada pelo Inep em 2014, com o intuito de garantir direitos iguais aos participantes travestis e transexuais no exame nacional.

No ato da inscrição, o participante preenche os dados com seu nome civil e, posteriormente, é possível fazer a solicitação para que o nome social possa ser utilizado nas listas de salas nos dias de prova, além da escolha entre os sanitários masculino ou feminino.

Já o atendimento especializado é destinado às pessoas com surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Esses participantes têm direito aos recursos de acessibilidade, como: guia-intérprete, prova em braile, prova ampliada, sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, mesa e cadeira sem braços e tempo adicional de uma hora nos dias da prova.

Os participantes também têm direito ao atendimento específico, destinado às grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar entre outros, que poderão receber auxílio no dia das provas ou provas nas unidades de saúde.

Enquete sobre datas da prova será entre 20 e 30 de junho

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão contribuir para a escolha do período de aplicação das provas entre os dias 20 e 30 de junho. Os participantes terão três opções de datas para votar, distribuídas entre os meses de dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital.

A participação é voluntária e o Ministério da Educação (MEC) informou que a iniciativa é importante para dar oportunidade aos interessados de sugerirem o melhor período para a realização das provas e garantir transparência no processo.

O adiamento nas datas de realização do Enem 2020 foi determinado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em razão do impacto da pandemia do novo coronavírus. O Enem impresso estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro, e o digital, para 22 e 29 do mesmo mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.