Pagamentos do Auxílio Brasil de R$400 serão barrados durante as eleições?

Segundo a legislação brasileira, cidadãos que recebem o Auxílio não deixarão de receber benefício durante as eleições

É falsa a informação que circula pelas redes sociais afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impedirá os pagamentos do Auxílio Brasil durante as eleições. A postagem que circulou por sites como o Twitter e por aplicativos de mensagens como o WhatsApp não é verdadeira. As leis eleitorais não permitem este tipo de prática.

A mensagem falsa diz que o TSE estaria preparando um golpe contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Atenção. O TSE vai cancelar os pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás durante as eleições deste ano. Mais uma tentativa de minar a confiança dos brasileiros no presidente Jair Bolsonaro. Eles não querem que você saiba. Compartilhe já”, diz o post.

A informação não está correta. Há uma certa confusão em torno da lei atual. Pelas regras eleitorais, o Governo Federal não poderá iniciar os pagamentos de novos benefícios sociais em anos de eleição. Dessa forma, o Planalto não poderia começar a pagar novos programas. No entanto, os projetos atuais já existem.

O Auxílio Brasil, por exemplo, foi criado pelo Governo Federal ainda no final do ano passado. Na ocasião, membros do Congresso Nacional correram para conseguir aprovar o texto no final do ano, justamente para não ter problemas com a Justiça Eleitoral em 2022. Dessa forma, os repasses do benefício estão mantidos mesmo durante o período das eleições.

Dentro do Governo Federal, há uma ideia de que é possível encontrar brechas nesta legislação para que o TSE permita o pagamento de novos benefícios também este ano. Mas não é possível encontrar brechas para impedir as liberações que já estão sendo feitas neste momento. Em resumo, o Auxílio Brasil está garantido de qualquer forma.

Eleições este ano

A relação entre auxílios sociais e eleições é, de fato, complexa. Críticos do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmam que os ex-presidentes Lula e Dilma teriam usado o Bolsa Família como uma espécie de moeda de troca nas eleições anteriores.

Da mesma forma, críticos do presidente Jair Bolsonaro (PL) dizem que ele usa o seu Auxílio Brasil também como uma moeda de troca para as eleições presidenciais deste ano. Nos dois casos, os políticos negam as acusações.

Seja como for, o fato é que o TSE não chegou a proibir os pagamentos de nenhum programa social, seja em ano eleitoral, ou não. Dessa forma, não há qualquer indicativo de que a prática será realizada durante o pleito deste ano.

Auxílio Brasil

Durante o lançamento do programa Auxílio Brasil, a lei que criava o Benefício Extraordinário do projeto deixava claro que os pagamentos turbinados deveriam durar apenas até o final deste ano de 2022.

Nesse sentido, existia uma crítica ao Governo porque os valores turbinados do benefício passariam a durar apenas até pouco depois das eleições presidenciais, o que acabava reforçando as críticas de que o projeto teria um viés eleitoral.

No entanto, recentemente o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do benefício. Entre os dispositivos aprovados, há o trecho que estabelece que os pagamentos turbinados devem se tornar permanentes, ou seja, eles poderão permanecer para além das eleições deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.