Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.1/5 - (132 votes)

Pagamentos do 14º salário a partir do mês de dezembro deste ano

A boa notícia para os beneficiários é que nas últimas semanas a proposta foi aprovada em duas Comissões da Câmara dos Deputados. A concessão seria ideal para os segurados diante a crise econômica.

Atenção, brasileiros! A possível liberação do 14º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue ganhando força. Foi aprovada em duas Comissões da Câmara dos Deputados. A concessão seria ideal para os segurados diante a crise econômica.

Veja também: 13° salário em dobro e o início dos pagamentos via INSS

De antemão, vale ressaltar que a tramitação ainda não foi finalizada, ou seja, o pagamento de um 14º salário ainda não foi confirmado. Informações divulgadas em alguns portais afirmam a aprovação do projeto ressaltando que será iniciado em dezembro.

Todavia, é necessário esclarecer que o 14º ainda não tem previsão para ser liberado e nem pago aos segurados da Previdência. Vale ressaltar que o texto em questão se trata do Projeto de Lei (PL) 4.367/20.

O documento já foi aprovado pelas Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Finanças e Tributação (CFT). Porém, ainda deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para ser de fato aprovado na Câmara dos Deputados

Além disso, após a possível aprovação da Câmara dos Deputados, o texto deve ser enviado ao Senado Federal. Considerando um parecer favorável por parte dos senadores, a proposta deve ser encaminhada para sanção presidencial. Tudo isso, caso não haja alterações no projeto.

Embora as expectativas quanto a liberação seja otimista, o 14º salário dificilmente deverá ser aprovado. Isso porque, ainda é preciso definir uma fonte de renda capaz de custear a medida, considerando que pode chegar aos R$ 50 bilhões, uma vez que será semelhante ao pagamento do 13º salário.

Contudo, o texto seguirá para o presidente Jair Bolsonaro, que deve à próprio punho recusar a iniciativa. Logo, a proposta será arquivada sem chances de ser liberada, perdendo até mesmo sua validade.

Pagamento do 13º salário em dobro

Ainda em 2021, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão receber um salário extra (13º salário). O texto do projeto foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O projeto criado para beneficiar os segurados da instituição visa dobrar o valor do 13º salário.

A medida tomada pelos parlamentares propõe beneficiar os segurados que já são beneficiados pelo o 13º salário do INSS, como o grupo de aposentados, pensionistas e beneficiários de diversos auxílios da Previdência Social.

Além da aprovação do texto, o projeto recebeu parecer favorável da relatora e deputada Flávia Morais. Na ocasião, foi anexado ao Projeto de Lei 4.367/20 do deputado Pompeo de Mattos, o texto o apensado PL 5641/20.

“A concessão em dobro do benefício poderá estimular a recuperação econômica, tão necessária para a redução do desemprego e da fome, que vêm se disseminando”, disse a deputada.

4.1/5 - (132 votes)

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

51 Comentários
  1. LUIZ ARTUR PIMENTEL Diz

    A verdade é que 99% desses politicos, deputados, senadores, ministros etc estão ali apenas olhando para seu propio umbigo.
    Eles não sabem a verdadeira razão de ocuparem os cargos onde estão.
    Muito obrigado! Pena que não sabemos como chegar até esses enganadores porque assim só temos o voto e infelismente o povo brasileiro não sabem votar.

  2. Andréia Diz

    Quanto mí mi mi …se fosse para benefício deles já teria sido aprovado, ELES NÃO PENSAM NO POVO!
    SÓ NO VOTO DA CANDIDATURA! HIPOCRITAS

  3. mugaa Diz

    Nunca vi tanta comissão para aprovar esse projeto….o ano todo se arrastando ,é muito bla bla bla e pouca ação…se fosse para beneficio deles bastavam 24 horas e tava resolvido,,o aposentado que se exploda ja diria Justo Verissimo…..

  4. Wander Diz

    E isso aí , políticos ladrões, mídias mentirosas,e isso aí q temos para nós aposentados, desprezo total..

  5. Maria Nunes Diz

    Uma coisa é certa, nunca a inflação foi tão alta nesse país.Tudo que o presidente prometeu em sua campanha nada se cumpriu, há não se a rachadinha. Uma coisa é certa que sua, ele a às cordas do congresso e senado e não voltam nunca mais. O país se tornou de miséria, enquanto comem cavia o pobre está roendo osso.

  6. Ovidio Raposo Filho Diz

    Muitos vcs não sabem, o que rola nos bastidores do congresso(Câmara de deputados e senado), quando eles começam a seção de votação o pensamentos deles e só angariar meios de tirar direito dos aposentados. Observa-se que eles nem consultam a Deus para decidir as coisas E acontece é que Satanás toma conta da mente deles pra fazer mal. Talvez existem poucos que que lutam pelos aposentados.
    Outra coisa, é a questão do precatorio, que judialmente é um direito líquido e certo que foi sonegado pelo alibabas do congresso. Isso é uma vergonha dos cara-de-pau. O povo vai esquecer quando chegar as eleições, infelizmente. É isso que eles apostam.

  7. LUIZ ANTONIO FERREIRA FERREIRA Diz

    já saiu a folha de pagamento para dezembro 2021 e não tem nenhum decimo quarto isso é conversa pra boi dormi

  8. Fátima Diz

    Sou professora aposentada com 27anos de trabalho ganho 1.289,00.Me aposentei com 50 anos.Vergonha!!!! Valorize o professor Senhores Deputados e Senadores.Voces não sabem o que professor passa pra ensinar conhecimento.
    Me aposentei em 2013. Revoltante!!!!!

  9. Antonio Lindoval da Silva Diz

    Senhores senadores, todos vocês estão de parabéns desde o ano passado quando a câmara dos deputados votaram no décimo 14° dos aposentados vocês só se preocupam com a comissão da covid que não vai adiantar de nada, ninguém vai pegar cadeia e nem vão preso, é só para aparecer na mídia, começando pelo presidente do senado Rodrigo Pacheco. Ninguém se preocupa com os aposentados do Brasil, começando pelo Omar Aziz, Randolfo Rodrigues, Renan Calheiros e Eduardo Braga. Esqueceram que no ano que vem tem eleição e os aposentados votam. O Projeto do décimo 14° fica mais uma vez na gaveta do presidente do Senado.

  10. Angeline Diz

    Em momento algum na sua campanha o Presidente prometeu 14° salário. Votei e votarei novamente se tenho que votar ou perder para vagabundos como PSOL, PT, PDT…prefiro votar em Bolsonaro, ao menos não terei que engolir cúmplice de ladrão me representando e enchendo a cara de cana matando o Brasil de vergonha. Agora parem e pensem qual o pior? Quem roubou seu carro e lhe oferece uma carona? Precisamos é ACABAR COM ESSES SALÁRIOS EXORBITANTES DOS DEPUTADOS, SENADORES, JUÍZES…ESSA RAÇA QUE GANHA DINHEIRO COM CANETADA! MINHA PREOCUPAÇÃO NÃO É BOLSONARO MINHA PREOCUPAÇÃO É COM A FOLHA QUE PAGAMOS DESSES VAGABUNDOS TODOS!!!

  11. NEUSA TERESINHA RHODEN Diz

    No ano passado já foi assim… Quando a gente pensa que vai conseguir, viram as costas, nos deixando a ver navios…E que se lasquem os mais frágeis…Sem comida, luz, gás, remédios indispensáveis…Tudo!!! É um “salve-se quem puder”… Ninguém por nós…

  12. Patrocinio Machado da Silva Diz

    É lamentável a falta de interesse dos nossos governantes, com relação aos interesses dos aposentados. Nosso povo esquece muiro rápido das atrocidades cometidas, pwla classe politica, senão vejamos: Quem se lembra do selo pedágio, emprestimo compulsório, aqueles tributos sobre compra de Dólares para quem viajou ao exterior, sobre á compra de carro zero, passagens aéreas ao exterior, simonetas, polonetas. Eu fui vitima e tenho comprovante de tudo, passagens aéreas, compra de Dólares , eu trabalhava no Iraque. É uma vergonha, mesmo com muitas dificuldades, advercidades de toda ordem, mesmo assim tenho saudades do Iraque. Nunca fui assaltado, nunca sofri um acidente. Aprendi outra língua, e consegui dar um ensino de qualidafe aos meus filhos.
    Tenho vergonga de ser nrasileiro.

  13. Antônio Soares pinheiro Diz

    Nós aposentados Era pra receber o décimo 14° salário ou o décimo 13° porque muita gente que nunca trabalhou o governo pagou o auxílio emergencial, e os aposentados nessa pandemia não teve aguda de ninguém, cega senhores deputados e senhores senador e o próprio presidente, as eleições tão aí bem pertinho olhe para os aposentados.

  14. Luiz Diz

    Pessoal eu sou aposentado eu não acredito no 14°- salário, se no ano de 2020 não tivemos nenhuma ajuda do governo não vai ser agora que vamos receber o 14°- salário isso tudo e papo pra boi dormir, eu tenho o aplicativo do Meu INSS e lá já consta o valor do meu pagamento se tivesse que sair o 14°- salário deveria consta no meu pagamento de Dezembro de 2021 a primeira parcela do 14°- salário, pessoal pra mim isso não passa de Fake News eu só vou acreditar realmente se aparecer no Meu INSS a primeira parcela do 14°- salário… lembrando que nós aposentados não temos nenhuma ajuda do governo as eleições já está chegando vamos dar um basta nesta situação em 2022 chega de mentiras !!

  15. Hélio Diz

    É interessante esta tal pec dos precatorios apareceu quase que derrepente, e já está quase aprovada como eles terão vantagens a negociação. O nosso 14″ esta caminhando a anos sem perspectiva de aprovação só por Deus, deixa está as eleições estão chegando daremos o troco, nos aposentados influenciamos nossa família no voto.

  16. ELIANE MENDONCA LOURENCO Diz

    É… a folha para pgto do inss há virou e não está adicionado o 14° ou parte dele. Infelizmente 😒

  17. Rejane Pegorari Diz

    Ê UMA VERDADEIRA PALHAÇADA, QUE ESTÃO FAZENDO COM NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
    NÃO VOTEI NO SENHOR PRESIDENTE !
    E ESPERO Q QUEM VOTOU E TIVER CRIADO VERGONHA NA CARA DE VOTAR NESSE BANDO DE MENTIROSOS, LADRÕES!
    PENSEM MUITO QUANDO FOREM VOTAR NA PRÓXIMA ELEIÇÃO!
    PQ FALAR ATÉ PAPAGAIO FALA, AI DEPOIS DE SER ELEGIDO ” O SANTO ESQUECI AS PROMESSAS FEITA PARA AS PESSOAS DE BOA ÍNDOLE, Q NA MAIORIA SÃO APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PESSOAS DE FAMILIA Q VOTARAM NESSAS PORCARIAS PRA HJ ESTAREM ONDE ESTÃO

    SE QUEM COLOCOU ESSA CAMBADA DE LADRÕES MENTIROSOS, FIZESSEM AO CONTRARIO TIRASSEM ELES DE LÁ!
    PEDINDO O IMPEACHITIMET DO SENHOR PRESIDENTE BOLSONARO.
    TODA ESSA PALHAÇADA TERMINAVA, PQ PALHAÇO SEM PLATEIA NÃO FAZ NINGUÉM RIR OU CHORAR !
    Q NO CASO OS PALHAÇOS SOMOS NÓS!
    SE COLOCAMOS ELE LA AO INVÉS DE FICARMOS IMPLORANDO POR PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS!
    TIRASSEMOS ELE DA PRESIDÊNCIA A I NÓS IRIAMOS RIR DA CARA DELE!
    TEMOS O PODER NAS MÃOS SÓ NOS JUNTARMOS E POR A BOCA NO TROMBONE MAIS NO LUGAR CERTO..
    PQ SÓ RECLAMAR NÂO ADIANTA POIS QUEM RECLAMS Q COLOCOU ELE LA DENTRO, MENOS FALAÇÃO E MAIS ATITUDE PESSOAL, ESTÃO COLHENDO O Q PLANTARAM QUEM MANDOU VOTAR EM MENTIROSO!
    AO INVÉS DE FICARMOS IMPLORANDO VAMOS TOMAR ATITUDE PRÁTICAS!
    PQ ESTAMOS Q NEM ELES PIPR Q PAPAGAIO SÓ FALAMOS..
    DESCULPA O DESABAFO.
    E QUEM TIVER O E MAIL DESSES VAGABUNDOS PASSE PRA MIM POR FAVOR!!!!

  18. Egmar de Oliveira Marques Diz

    Como aposentado torço para receber o 14° agora a esquerdalha da imprensa cutuca com informações falsas para denegrir a imagem do presidente 🤔 respeitar a maioria de idosos passou longe desses políticos acostumados a enfiarem dinheiro na CUECA e em MALAS.

  19. Ademirmatiello Diz

    Se fosse pra aumentar salário da corja, em 24 horas estaria pronto e aprovado, mas a plebe como sempre é humilhada trabalha 35 anos e recebe uma merreca outros trabalham 8 e se aposenta com todas regalias,outros roubam e saem de boa,recebem cartão corporativo fazem viagens,falam mal do País,e até recebem salário anistia e nós a plebe pagamos esses vagabundos, isso tem que acabar.

  20. Cecília Diz

    Todo dia postam estas mentiradas sobre o decimo quarto , nos ja estamos cansados desse mimimi.

  21. Rembrandt Aquino Diz

    A solução é não votarmos ou anularmos o voto. Simples assim. Não acredito nem confio em agentes políticos.

  22. Israel Diz

    Minha resposta vai vir nas urnas do próxima eleição se eles nos esqueceram com certeza vou lembrar deles na urna corruptos ladrões só fazem o que lhe trazem benefício próprio esquerda e direita tudo farinha do mesmo saco e uma vergonha

  23. Rogerio Costa da Rocha Diz

    É tá difícil esse decimo quarto agora no dia das eleições vc sai de madrugada vai lá da voto esses caras.

  24. Dorival Loureiro de Carvalho Diz

    É lamentável materiais como essas que iludem os pobres aposentados. Não sabemos quais as intenções. Vai enrolando, enrolando, com as mesmas conversas o ano inteiro. Enchendo os pobres de falsas esperanças. Isso é sacanagem.

  25. Antonio Lindoval da Silva Diz

    Sou aposentado pelo INSS, e também concordo com todos os comentários, que os senadores não tem empatia pelos aposentados. Desde de o ano passado que eles não fazem a sua parte, porque os deputados já fizeram sua parte aprovando esse projeto que é o pagamento do décimo 14° salário dos aposentados, mas ainda falta o senado fazer a sua neste projeto. Espero que votem o mais rápido possível e bem antes da folha de pagamento do mês de dezembro feche.

  26. Emerson Diz

    Todo governo é corrupto e autocrata como os Césares de Roma… é melhor pedir 14 salário para Deus vai que o milagre acontece não aconteceu na multiplicação dos pães e dois peixinhos? Pensamento positivo.

  27. Waldir oliveira Diz

    A maioria dos aposentados e pensionistas é que estão ajudando o pouco que pode para as famílias como filhos, netos e principalmente os da família que estão desempregados que não tem o dinheiro para se sustentar , e o governo federal e alguns políticos não está nem aí com a classe de aposentados deste país, agora quando é votação pra eles a respeito de dinheiro ele resolvem na calada da noite e fica tudo certo ,e aí o dinheiro aparece rapidinho ., Isso é Brasil infelizmente.

  28. Antônio Carlos De Mello Diz

    TODA VEZ É A MESMA COISA. RECLAMAM, RECLAMAM, RECLAMAM, E QUANDO CHEGAM ÀS ELEIÇÕES, TODO MUNDO VOTA. TEM OTÁRIO QUE ATÉ BRIGA DEFENDENDO POLÍTICOS. IGNORANTES E HIPOCRITAS. TODOS VOCÊS QUE VOTAM EM ALGUÉM SÃO CULPADOS.

  29. Marcus Diz

    Só ano quem é época de eleição, então vamos anular nosso voto aí veremos quem tem mais poder. O povo ou os políticos???

  30. maria alice dos santos silva Diz

    Respostas nas urnas aposentados unidos atentos aos nomes de quem estão contra os aposentados,e quanto aos que ficam dando notícias falsas sobre que vamos receber o 1°4 de que lado você está safado.

  31. Vilma Helena Diz

    Tbm sou aposentada e aguardo com ansiedade o 14 pra que eu possa ter um Natal mais digno e com comida na mesa

  32. Jose lima Diz

    Por favor brasileiros, vamos pensar bem, arma que temos em mãos é nosso voto, vamos fazer valer.

  33. Janice Almeida Diz

    Já que foi liberado o Orçamento Secreto, não poderia sobrar um pouco para pagar o 14 salário?
    Nós aposentados, precisamos muito.

  34. Ailton lima da Silva Diz

    Bom dia pessoal? Nós podemos encher de email a caixa postal dos deputados e senadores que nos votamos pra eles se lembra que os elegeu e marca aqueles que não nos ajudaram pra fazer oposição 😠

  35. Tania Diz

    É bem assim mesmo se essa proposta fosse so para beneficia os políticos ja estaria mais que aprovado…..

  36. DÁRIO ANISIO SIMÕES Diz

    Vai sonhando vai….

  37. Jason malheiros de queiroz Diz

    Pente fino ,aposentadoria cortada ,ação na justiça, rebaixamento depois de 11 anos aposentado, rebaixa pra auxílio, logo depois ,e provado que a previdência tem q readaptar ao serviço ,mas o neurologista ,da o parecer a Justiça vê que existe deficiência, da o parecer parcial ,logo corta o auxílio, ea demora da justiça a se fazer o contribuinte merecedora dos fatos o brasileiro contribuinte, morre ,onde se faz a justiça depois que a pessoa ,morre ,nós brasileiros precisamos será que é de justiça onde todos são injustiçados,precisamos é de pessoas que se comprometam com o que está dentro de cada um ,como ser honesto ,ver a necessidade de quem precisa ,com justiça de quem contribuiu afff ,até quando vai essa falcatruas

  38. Tatiana Chaves Diz

    EU SEMPRE FALO QUE BANDIDO É BANDIDO.
    ESSES POLÍTICOS LADRÕES MILICIANOS VAGABUNDOS ROUBAM E CONTINUAM ROUBANDO DOS MAIS VULNERÁVEIS SEM DÓ SEM PIEDADE, POIS BANDIDOS VIERAM AO PARA ROUBAR MATAR ROUBAR E DESTRUIR.
    E AINDA TEM UNS BABACAS ANUNCIANDO NOTÍCIAS FALSAS A TODO MOMENTO.

  39. Sidnei Diz

    Estava lendo o comentário do décimo quarto para os aposentados né, pooo mais como tem político torcendo contra né, mais eles não pode esquecer que os aposentados podem eleger ou derrubar Presidente e Deputados e etc em, não se esqueçam em cambadas de políticos safados.

  40. Eliane Diz

    Sou pensionista e preciso muito do décimo 14 salário por farvor senadores e seu presidente ver se vcs tem um pouco de consideração pelas as pessoas como nós aposentados e pensionista desse Brasil estamos todos enfrentando uma situação difícil tudo caro o gás subiu tá tudo muito complicado , pedimos pra vcs do senador e o presidente veija e compreender a nossa situação.

  41. Mauro Diz

    Bom

  42. Mauro Diz

    Essa pessoa está mentindo dês de o ano passado essa pessoa mentirosa está postando esse décimo quarto salário essa pessoa tinha que ser presa com uma mentira esfarrapada dessa uma falsa notícia

  43. Julia Diz

    CLASSE POLITICA maldita 🤬🤬🤬🤬🤬🤬

  44. Julia Diz

    Estou cansada dessa palhaçada, é aprovado ! E na verdade não é aprovado esse décimo quarto, q prazer. De fazer os beneficiários de palhaços. Tiram onda e dão risadas. Pq sabem q somos necessitados. Agora. Com eles. Não faltam nada. Dinheiro tem bastante. Casa própria. Alimento na barriga. Tudo do bom e do melhor. Final do ano. Para esses. Colarinhos será. Só fartura. E nós. Mais um ano. Sem uma alimentação. Digna!! E só dividas. Meu Deus do céu. Senhor. O q será de todos nós. Aposentados q recebe. Um benefício. Q não dá para. Se alimentar. Pagar aluguel. Pq roupas e sapatos. Não compro mais. Pq. Não tenho condições. E alimentação. É. Só o arroz e feijão. E quando dá para comprar. Pq. Carne. Nunca mais comi. Q governo é esse ??? Até quando essa situação ?? Existe salário emergencial , salário Brasil. Bolsa família. E nós. Aposentados. Estamos só afundando .. só o senhor Deus para ter misericórdia de todos nós. 😪😪😪

  45. Edvaldo Diz

    Infelizmente tá à mesma ladainhas do ano passado os políticos não pensar nos aposentados eles pagar tantas coisas para outros, aposentados para políticos para o INSS não somos nada todos nós precisamos deste dinheiro, 14° salário mais uma vez vai fica no papel e agente na saudades.

  46. Geraldo Vitório escudeiro Diz

    O co grosso não liga para o povo sofrido veja politicos parentes ladrões traficantes ainda arrua emprego para nos pagar

  47. Claudio Diz

    Só não podemos esquecer no ano que vem na hora de votar.

  48. Leôncio Albuquerque Diz

    QUANDO É BENEFÍCIO PARA OS CONGRESSISTAS ELES VOTAM FAVORÁVEL NA CALADA SA NOITE, AGORA QUANDO É PARA AJUDAR AOS NECESSITADOS OS CONGRESSISTAS SE CALAM, É UMA VERGONHA.

  49. Leôncio Diz

    QUANDO É BENEFÍCIO PARA OS CONGRESSISTAS ELES VOTAM FAVORÁVEL NA CALADA SA NOITE, AGORA QUANDO É PARA AJUDAR AOS NECESSITADOS OS CONGRESSISTAS SE CALAM, É UMA VERGONHA.

  50. Tatiana Chaves Diz

    MAIS UM MENTIROSO A FAVOR DOS POLÍTICOS LADRÕES VAGABUNDOS DANDO NOTÍCIAS SEM VALOR ALGUM.
    DEVE SER PAGO PARA ENGANAR OS APOSENTADOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS SEM EXPECTATIVAS DO 14 SALÁRIO QUE OS POLÍTICOS LADRÕES JÁ “ROUBARAM” PORQUE PARA ESSES LADRÕES NÃO FALTAM NADA POIS SÓ ROUBAM DOS OUTROS.
    BANDIDOS VAGABUNDOS

  51. Manoel Diz

    Sou aposentado e preciso imensamente com urgência de um décimo quarto salário! Por favor senhores deputados,olhem por nós.Tudo muito caro,tá difícil! Manoel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.