Como estimular a criatividade durante a pandemia

O surgimento da pandemia de covid-19 pegou a todos de surpresa. Com a imposição do isolamento social, as pessoas foram inseridas em uma realidade nova, em um contexto totalmente atípico. Com o avanço da doença, medidas sanitárias severas tiveram de ser adotadas, como o lockdown e a suspensão de diversos serviços. Mesmo que o isolamento seja necessário e as demais medidas cruciais para a saúde pública, é impossível negar os efeitos colaterais de muitos meses de pandemia.

As pesquisas mais recentes apontaram como um dos principais efeitos a potencialização de sentimentos como angústia, ansiedade e tédio. Além disso, o estresse e a tristeza causada pelas notícias de óbitos em massa têm afetado o psicológico de muitas pessoas.

Nesse contexto, ser criativo é crucial, visto que favorece a capacidade de inventar soluções para enfrentar os problemas. Além disso, estimular a criatividade alivia a tensão, a ansiedade e ajuda a combater a monotonia do dia a dia, favorecendo os estudos.

O que fazer?

Uma maneira de despertar a criatividade é deixar a mente ociosa. Pode parecer estranho, no entanto isso tem efeitos reais. A divagação contribui para o equilíbrio mental e potencializa o foco intenso, ajudando a evitar a ociosidade. Ler bons livros, assistir filmes, ou explorar momentos de lazer em família são ótimos gatilhos nesse sentido.

Outra dica é aproveitar o tempo livra da quarentena para colocar o papo em dia e retomar antigas amizades. Agora que tem tempo livre, elabore uma lista com os contatos que perdeu ao longo do tempo e busque métodos mais criativos para retomar os laços. Você pode escrever uma carta, mandar um e-mail ou enviar um pequeno presente. Use bem seu tempo e avalie as melhores possibilidades.

Por fim, cuidar do corpo também ajuda o cérebro a trabalhar melhor. Por isso, não abra mão dos cuidados com a saúde, principalmente nesse momento de pandemia. Exercícios físicos em casa ou atividades como yoga e meditação podem auxiliar no desenvolvimento das ideias e na manutenção do bem estar físico e mental.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.