Operadoras ativam o 5G puro em Brasília

Clientes terão acesso à rede a partir de um smartphone compatível e dentro da área de cobertura

A Vivo, a TIM e a Claro iniciaram ontem (6/7) a operação de suas redes 5G na faixa 3,5 GHz em Brasília (DF). O uso específico dessa faixa de radiofrequência permite que as operadoras possam usar o verdadeiro potencial do 5G, que são velocidades de até 1 Gbps (cerca de dez vezes maior que o 4G) e a baixa latência, que é uma resposta mais rápida de carregamento de sites.

LEIA MAIS: 5G: após Brasília, mais quatro capitais deverão receber o sinal ainda este ano

Para ativar a rede 5G, as operadoras precisaram esperar a deliberação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) e a permissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O 5G interfere, por exemplo, no sinal de antenas parabólicas, que precisam de um acessório para filtrar o sinal e transmitir os canais de TV aberta. 

Brasília foi a primeira cidade do País a ter a liberação para a operação do 5G na faixa de 3,5 GHz e a Vivo diz que já está pronta para ativar nas demais capitais, assim que o espectro for liberado em cada uma delas. Essa nova faixa aumenta a potência e a cobertura do 5G da Vivo, que já conta com a rede de quinta geração na frequência de 2,3 GHz em Brasília. 

Vivo já está pronta 

A Vivo foi a empresa que mais arrematou frequências no leilão do último ano. Foram três nacionais na faixa de 26 GHz, quatro regionais na 2,3 GHz – que já vem sendo ativada em algumas capitais desde o final do ano passado – e dois blocos nacionais na 3,5 GHz. A operadora também conta com boa quantidade de fibra óptica espalhada pelo País, algo necessário para conectar as antenas 5G. 

Para usar o 5G da Vivo, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. Atualmente, são mais de 2,5 milhões de clientes que já possuem essa condição e o número tende a aumentar significativamente, segundo a operadora. A Vivo ainda diz que não será necessária a troca de chips, pois os 4G já têm acesso ao 5G. 

Nas regiões com cobertura, a conexão será automática e dessa forma o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A empresa ainda possui em seu portfólio 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5 GHz e 2,3 GHz.

LEIA MAIS: Rede 5G da Claro está pronta para ser ativada em Brasília

A Vivo ainda acredita que a rede 5G vai acelerar as evoluções tecnológicas necessárias para a criação dos recursos mais avançados em serviços digitais e proporcionará uma experiência mais veloz, confiável e com menor latência, fazendo com que tudo aconteça em tempo real. Na indústria, além da ultravelocidade na transmissão de dados, possibilitará maior quantidade de dispositivos conectados simultaneamente e ampliará o desenvolvimento de soluções que exijam baixa latência, como aplicações para a saúde, robotização de produção, automação no agronegócio e transportes autônomos. 

TIM também lançou sua rede 

A rede 5G da TIM inicia a operação na região com a ativação de 100 antenas – o que equivale a mais de 2,5 vezes o mínimo regulatório inicial exigido pelas normas do Leilão do 5G. Metade da população de Brasília já está coberta com a tecnologia, ou seja, pode ter acesso ao 5G com um aparelho compatível. No local, nos próximos 60 dias serão ativadas outras 64 antenas, alcançando 65% de população coberta. 

A tecnologia 5G está disponível nas principais regiões do Distrito Federal como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Setor de Indústria e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires. Em breve, a nova rede chegará às demais áreas da capital federal. 

A operadora já está atuando ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios, utilizando inclusive o 5G puro sem diferenciação nos valores dos contratos. Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. 

Clientes do pós-pago TIM Black e TIM Black Família, por exemplo, terão um pacote “turbinar” os planos com mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.