Open Banking: uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro

O Open Banking permite que o cliente tenha uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro. Saiba mais!

Open Banking e a autorização de compartilhamento de dados

De forma sucinta, o conceito básico do Open Banking é simples: o cliente é dono dos seus dados financeiros. Por isso, o sistema financeiro aberto dá essa autonomia ao cliente, sendo assim, pode compartilhar seus dados como desejar. 

Todavia, o Open Banking vai além dessa autonomia, pois permite que as instituições financeiras ofereçam produtos personalizados aos seus clientes.

Inovação e proteção de dados

O BC ressalta alguns pontos relevantes quanto à segurança do cliente. Confira:

O cliente tem o controle total dos seus dados.

  • Todo o processo ocorre num ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes.
  • Somente instituições autorizadas participam.
  • As regras de segurança cibernética precisam ser cumpridas.
  • Além disso, há regras também para responsabilização das instituições e de seus dirigentes.
  • O BC ressalta que supervisiona todo o processo.

Requisitos do consentimento

Além de se referir a finalidades determinadas, o consentimento dado pelo cliente à instituição receptora dos dados ou iniciadora do pagamento deve:

  • incluir a identificação do cliente;
  • A solicitação deve ser clara;
  • ter prazo compatível com as finalidades do consentimento, limitado a 12 meses;
  • discriminar a instituição transmissora de dados ou detentora de conta, conforme o caso; e
  • discriminar os dados ou serviços que serão objeto de compartilhamento, observada a possibilidade de agrupamento, informa o Banco Central.

Uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro

Dessa forma, com o Open Banking, você poderá movimentar suas informações e serviços financeiros, a exemplo de financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas, quando quiser e com a instituição participante que você escolher, trazendo uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro.

Ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira 

Portanto, você poderá usufruir dos benefícios oferecidos por diferentes instituições participantes, ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira e acessar a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

O relacionamento do cliente com outras instituições financeiras 

O BC informa que na atualidade uma instituição não conhece o relacionamento do cliente com outra, então possui dificuldade de competir por ele com melhores serviços. 

No entanto, com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. 

O Open Banking permite que o cliente receba ofertas personalizadas

Por isso, o Open Banking permite que o cliente receba ofertas personalizadas. No entanto, todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser, ressalta o Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.