Open Banking: uma melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros

O Open Banking facilitará fluxos financeiros de forma dinâmica, por isso, trará uma melhor experiência no uso de produtos bancários. Saiba mais!

Conforme informações oficiais, o alicerce fundamental para a adoção de Open Banking é a abertura e o compartilhamento de dados e informações de negócio através de APIs (Application Programming Interfaces).  Além disso, o Banco Central informa que também a experiência no uso de produtos e serviços financeiros será melhorada de maneira abrangente.

Open Banking: uma melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros

Visto que o Open Banking torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras, já que as soluções oferecidas serão personalizadas. 

O processo começa na instituição iniciadora de pagamentos 

O Banco Central informa que o processo começa na instituição iniciadora de pagamentos escolhida pelo cliente. Uma vez a instituição solicita as informações da transação de pagamento e pede a sua autorização.

As etapas de compartilhamento devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos

Dessa forma, o Banco Central informa que essas etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos. Além disso, devem ser efetuadas com segurança e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta.

Além disso, o BC enfatiza que as instituições participantes são os bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcios e outras autorizadas pelo Banco Central que podem compartilhar informações próprias e de clientes entre si. 

O Open Banking facilita fluxos e direciona pagamentos de forma dinâmica

Além disso, o Banco Central informa que você, na condição de cliente, poderá realizar um pagamento, mesmo que não haja vínculo entre o responsável pela operação. De acordo com as informações do Banco Central, o Open Banking facilita fluxos e direciona pagamentos de forma dinâmica. 

Exemplo do Banco Central

Por exemplo, em uma situação em que é possível realizar um pagamento, mesmo que não haja vínculo entre as partes, o BC explica a seguinte situação:

Um local onde você esteja comprando um produto e a instituição onde você detém suas contas de depósito ou pagamentos. Sendo assim, as operações acontecem de maneira imediata, sendo uma dentre tantas vantagens do sistema financeiro aberto.

A ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas

Além disso, o BC destaca que as empresas envolvidas no Open Banking Brasil utilizam sua ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas de segurança aplicáveis em suas transações de pagamento, como TED, DOC e Pix

O BC ressalta que a segurança quanto às informações envolvidas em seus sistemas financeiros é um ponto importante do Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.