Open Banking Brasil: a iniciativa desenvolvida para que o mercado financeiro seja mais eficiente

Conforme informações oficiais, o Open Banking Brasil é uma iniciativa desenvolvida para que o mercado financeiro seja mais eficiente. Saiba mais!

Quem pode usar o Open Banking?

O Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) é uma iniciativa desenvolvida para que o mercado financeiro e de pagamentos seja mais eficiente. Bem como, mais seguro, transparente e inclusivo, conforme definição do Open Banking Brasil em seu site oficial.

Sendo assim, todos os consumidores que tenham acesso a um canal digital de uma instituição participante poderão compartilhar suas informações de relacionamento. Bem como, produtos ou serviços contratados, por meio de uma experiência totalmente digital, garante o Banco Central. 

 Um dos propósitos do Open Banking é tornar o sistema financeiro mais acessível

Além disso, o Open Banking Brasil reforça que um dos propósitos do Open Banking é tornar o sistema financeiro e de pagamentos mais acessível para a população brasileira. 

Sendo assim, espera-se que a implementação do ecossistema estimule o desenvolvimento de novas plataformas e soluções no mercado, aprimore a qualidade dos meios de acesso já existentes e reduza custos de produtos e serviços financeiros para a população. Isso trará benefícios para a cidadania financeira, favorecendo a inclusão de quem ainda não é bancarizado.

Benefícios do Open Banking

Dessa forma, com o Open Banking, você poderá movimentar suas informações e serviços financeiros, a exemplo de financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas, quando quiser e com a instituição participante que você escolher, trazendo uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro.

Portanto, você poderá usufruir dos benefícios oferecidos por diferentes instituições participantes, ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira e acessar a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Como será o compartilhamento de dados com o Open Banking?

Conforme informações oficiais, as interações dos clientes no âmbito do Open Banking ocorrerão por meio dos canais digitais das instituições participantes. Por meio deles, você poderá autorizar, alterar, renovar e encerrar o compartilhamento das suas informações.

A comunicação entre a instituição que irá receber e a que irá transmitir seus dados

Sendo assim, para que ocorra o compartilhamento de dados, é necessária a comunicação entre a instituição que irá receber e a que irá transmitir seus dados, sendo imprescindível a sua prévia autorização. O processo deve ocorrer de forma ágil e segura. Já que deve ocorrer com o compromisso das instituições em garantir que as informações prestadas sejam claras e objetivas. Bem como, as interações devem ocorrer de forma simples e intuitiva, preservando a privacidade dos seus dados e a transparência do processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.