Open Banking Brasil: informações sobre o compartilhamento de dados

Confira algumas informações sobre o compartilhamento de dados de acordo com o Open Banking Brasil. Saiba mais!

Open Banking Brasil

O Open Banking Brasil possui o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos clientes, por isso, todas as instituições participantes devem seguir as mesmas etapas para a efetivação de um compartilhamento. Saiba quais são!

Canal eletrônico

 1) Você acessa o canal eletrônico de uma instituição participante do Open Banking, buscando contratar um produto ou serviço financeiro. Para agilizar essa contratação ou melhor adequá-la ao seu perfil, essa instituição poderá solicitar que compartilhe seus dados de cadastro ou o histórico de transações que você possua em outra instituição também participante do Open Banking, ou seja, o banco, a cooperativa ou a instituição de pagamento da qual você é cliente.

Você não será obrigado a realizar esse compartilhamento e se decidir autorizar, somente poderão ser compartilhados os dados necessários para a contratação do serviço que você deseja.

 A instituição deve informar a finalidade dos seus dados 

2) Durante essa solicitação de compartilhamento, a instituição na qual você está contratando o produto ou serviço, deverá informar a finalidade para a qual seus dados serão usados e o prazo do compartilhamento. Nessa etapa, você também vai selecionar a instituição de origem e os dados a serem compartilhados.

Direcionamento para o canal de atendimento 

3) Na etapa seguinte, você será direcionado, de forma segura, para o canal de atendimento da instituição que você é cliente. Nesse momento, você sai do ambiente da instituição que vai receber suas informações e vai entrar no ambiente do seu próprio banco. Nessa etapa, chamada de autenticação, você entrará na sua conta, como faria normalmente. Não se preocupe, porque é um ambiente seguro, criptografado e a instituição que vai receber os seus dados não conseguirá ver suas credenciais de login e nem terá acesso ainda às suas informações.

Informações sobre o compartilhamento 

4) No ambiente do seu banco, cooperativa ou instituição de pagamento, serão apresentados os dados a serem compartilhados, a finalidade, o prazo de validade do compartilhamento e nome da instituição que vai receber as informações. Se estiver de acordo, você confirma o compartilhamento.

5) Concluídas as etapas anteriores, você será redirecionado de volta para o canal de atendimento da instituição de destino dos dados.

6) Ao voltar para o ambiente da instituição de destino, será informado que o compartilhamento foi efetivado.

É importante lembrar que as informações poderão ser utilizadas pela instituição de destino somente para a finalidade específica apresentada para você no início do compartilhamento e pelo prazo que foi combinado. Se mudar de ideia, não há problemas. Você pode cancelar o compartilhamento antes do fim do prazo, a qualquer momento. Esse cancelamento poderá ser feito no canal de atendimento da instituição de destino ou na de origem dos dados, garante o Open Banking Brasil em seu site oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.