Opções de investimentos: tesouro direto, CDB, LCI, LCA, ações e fundos 

Confira algumas opções de investimentos, como o tesouro direto, CDB, LCI, LCA, ações e fundos . Saiba mais detalhes!

A popularização do mercado de investimentos trouxe algumas dúvidas para os novos investidores, já que são muitas opções disponibilizadas dentro deste mercado.

Opções de investimentos: tesouro direto, CDB, LCI, LCA, ações e fundos 

Conheça algumas das opções de investimentos para realizar o seu planejamento financeiro e ele elevar a sua rentabilidade de maneira diversificada e segura!

Tesouro direto

Uma das opções mais populares dentro do mercado de investimentos, o tesouro direto permite que as pessoas físicas invistam em títulos públicos de maneira simplificada e online.

De forma sucinta, o investimento no tesouro direto funciona como se o investidor emprestasse valores ao governo federal, ao adquirir um título de crédito com vencimento determinado.

Na data do resgate do investimento, esse dinheiro é devolvido com juros, tal como no contrato. Por isso o tesouro direto é uma alternativa segura e indicada para os novos investidores.

 CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma alternativa popular, visto que o seu funcionamento é muito parecido com o tesouro direto, já que essa opção se refere a títulos emitidos por bancos para captação de recursos.

Sendo assim, em suma, é como se o investidor emprestasse dinheiro a um banco dentro de um período determinado, tal como ocorre no tesouro direto. Esse valor é devolvido, acrescido de juros.

Por isso, também é uma alternativa segura para novos investidores, já que é uma opção garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o mesmo órgão que protege outras opções de investimentos, como a poupança, por exemplo.

LCI e LCA 

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)  são títulos emitidos por instituições financeiras para captação de recursos dentro do setor de agronegócio e do setor imobiliário.

São alternativas de investimentos conceituadas como seguras por também serem cobertas pelo FGC, ao passo que podem ser mais vantajosas do que outras opções, já que são títulos isentos de imposto de renda e IOF para o investidor pessoa física.

Ações empresariais

Investir em ações é uma opção para os investidores mais experientes que possuem um perfil mais arrojado no mercado. Ao investir em ações, o investidor compra uma fração do valor do negócio, ou seja, se torna sócio da organização.

Dessa forma, é possível obter lucros com a valorização das ações ou com o compartilhamento entre os acionistas, chamados de dividendos. As ações empresariais são negociadas de forma online diretamente no site da Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Diferentemente das opções anteriores, o investimento em ações é uma opção de renda variável, já que a volatilidade do mercado impacta diretamente o resultado do investimento.

Fundo de Investimento 

Em suma, o fundo de investimento se refere a uma forma coletiva de aplicação financeira, sendo um mecanismo que reúne o capital de diversos cotistas para a aplicação em um único investimento.

Ao optar por um fundo de investimento, o investidor estará colocando o seu capital no comando e responsabilidade do gestor do fundo, que deve realizar as aplicações e acompanhar o mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.