O recente aumento substancial do preço de commodities em reais pode impactar negativamente o consumo

O recente aumento substancial do preço de commodities em reais pode impactar negativamente o consumo, conforme o Banco Central. Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a resposta do volume consumido de bens aos choques de oferta se mostrou significativa tanto estatística quanto economicamente, estabilizando-se rapidamente ao redor de -1,5, confira essa relação com o preço elevado de commodities. 

Preço de commodities e o choque negativo de oferta

Um choque negativo de oferta (definido como aumentos nos preços de combustíveis, energia elétrica e alimentação no domicílio) que reduza o poder de compra das famílias em 1 p.p. reduziria o volume de bens consumido em 1,5 p.p. e esse recuo ocorre de forma rápida, em poucos meses, conclui o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial.

Redução do consumo de itens menos essenciais

Adicionalmente, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que os resultados sugerem que a resposta maior das famílias não vem necessariamente de cortar mais o consumo dos itens que subiram de preço, que são classificados como não-duráveis, mas de reduzir mais intensamente itens menos essenciais, como “semiduráveis e duráveis” (elasticidade de -2,9).

Choques no preço do petróleo

Efeito semelhante foi encontrado por Edelstein e Kilian (2007) e Hamilton (2009) para os Estados Unidos em resposta a choques no preço do petróleo, compara o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial divulgado recentemente (março/2022).

Os efeitos de choques de oferta sobre o consumo das famílias 

Em resumo, os efeitos de choques de oferta sobre o consumo das famílias mostram-se rápidos, significativos e maiores para itens menos essenciais, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

A dissipação do choque de preços da energia elétrica como fator positivo para o consumo em 2022

A dissipação do choque de preços da energia elétrica ocorrido em 2021, diante do aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas e do fim esperado da cobrança da tarifa adicional decorrente da bandeira de escassez hídrica, pode ser um fator positivo para o consumo em 2022.

O recente aumento substancial do preço de commodities em reais pode impactar negativamente o consumo

Por outro lado, o recente aumento substancial do preço de commodities em reais – especialmente petróleo e grãos, com altas associadas ao conflito no leste europeu e às condições climáticas no sul da América do Sul, inclusive do Brasil – pode contribuir negativamente para o consumo das famílias ao longo do ano, analisa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial.

A elasticidade de bens não é necessariamente uma combinação convexa das elasticidades dos componentes da sua partição, pois os modelos são estimados de forma independente para o total e seus subgrupos, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em documento divulgado recentemente em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.