Como a falta de foco prejudica o concurseiro

O mundo dos concursos públicos não oferece um padrão aos participantes. Há surpresas no meio do caminho. Por isso, os concurseiros devem estar se preparar para um certame com foco. Caso contrário, pode encontrar um verdadeiro problema pela frente. 

Muitos sabem como é estudar para um concurso e ver ele sendo adiado ou até mesmo cancelado, o que de fato pode ser desanimador. 

Outra situação que pode ocorrer é estudar para uma área na qual tem certa experiência e acabar se empolgando com o lançamento de um concurso para outra carreira. 

Em ambos os casos, se a pessoa se mantiver firme em seu foco, pode evitar momentos de desespero, ansiedade e aquela incógnita diante dos olhos.

Falta de foco de concurseiros: exemplos atuais

Em 2020 houve a divulgação do edital para concurso do Senado. Logo após, diversos concurseiros viram uma oportunidade de entrar para o serviço público com uma ótima remuneração. 

Afinal, a média dos salários varia entre 20 e 25 mil reais, no entanto, o teto pode chegar a R$ 34 mil. 

Entretanto, o histórico de aprovação em concursos do Senado e correlatos, demonstra que quem conquista a tão sonhada vaga normalmente são participantes que já trabalham como servidores, que já possuem uma boa renda e estão se preparando há um bom tempo.

Existem também quem pense que sair do zero e ser aprovado em um concurso desse porte é algo plausível, contudo para a grande maioria não é. 

Esse é o tipo de notícia que faz com que milhares de concurseiros percam o foco em uma determinada área. E pior: faz com que migrem para outra, largando tudo que estudaram para trás. 

A saber, muitas vezes não se pode aproveitar conteúdos que são pontuais para algumas carreiras. Por exemplo, concursos para carreiras ambientais não abordam as mesmas disciplinas de um certame para carreiras administrativas. 

Cuidado com as altas expectativas

Altas expectativas são um dos fatores que desencadeiam uma enorme pressão sobre os concurseiros, acreditando ser oportunidades únicas. 

Além disso, muitos cursinhos, inclusive, vendem essas expectativas em cada edital lançado, gerando enorme ansiedade. 

É nesse momento que a falta de foco pode surgir e mexer com o seu cronograma de estudos. Você inicia seus estudos super em alta e acaba não se concentrando em nenhum. Ou seja, pode acabar sendo um esforço de anos perdido. 

Por isso, a dica mais importante é escolher uma carreira, aquela que você realmente gosta e se identifica. A partir daí, estude somente para ela, se inscrevendo nos concursos dela, sempre que houver editais. 

E então, gostou de entender um pouco mais sobre a falta de foco em concurseiros?

Não deixe de ler também – Concurso público: Como escolher a carreira certa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.