O que fazer para driblar o sono nos estudos?

O que fazer para driblar o sono nos estudos? Como manter a mente e o corpo mais ativos durante as tarefas acadêmicas e escolares? Bem, para isso existem algumas ações que podem ser postas em prática facilmente. E discutimos sobre elas no decorrer deste conteúdo. Saiba mais!

O que fazer para driblar o sono nos estudos?

Existem diversas ações que podem ajudar a driblar o sono nos estudos. Veja cada uma delas a seguir:

1- Beba água durante os estudos

Nosso corpo precisa manter-se hidratado para que tudo funcione adequadamente. E quando pensamos no cérebro, não é diferente. O mesmo precisa de uma quantidade adequada de água para manter-se ativo, focado e motivado para as atividades intelectuais.

Além disso, o ato de beber água faz com que todo o corpo fique mais “acordado”, diminuindo aquela sonolência que sentimos durante as atividades escolares.

Da mesma forma, a água pode ainda manter a saúde do organismo como um todo. Uma vez que a desidratação pode causar fadiga, sono, cansaço, indisposição, etc.

2- Estabeleça pausas para espairecer

As pausas também são importantes. Nosso cérebro não é uma máquina que simplesmente pode ficar horas e horas focado no que está sendo estudado. É necessário “dar um tempo” para conseguir manter um ritmo interessante de concentração.

Para isso, estipule períodos de pausa para as atividades. E, durante essa pausa, distraia a sua mente: olhe pela janela, tome um café, troque uma ideia com alguém, enfim. Descanse seus pensamentos.

3- Entre em contato com a luz do dia

O nosso relógio biológico precisa da luz do dia para manter-se mais ativo e do escuro da noite para promover sono e um descanso adequado. Assim sendo, certifique-se de estar em um ambiente bem iluminado, naturalmente, na hora de estudar.

Isso fará com que todo o seu organismo fique mais desperto, melhorando os seus resultados e ajudando a driblar o sono nos estudos.

4- Prepare o seu ambiente de estudos e prepare você mesmo!

Tenha um espaço adequado para os seus estudos e, além disso, prepare você mesmo para esse momento. Por exemplo, vista-se como se fosse ir à faculdade e arrume a sua mesa de uma maneira que todos os materiais fiquem a vista.

Se você deixar para estudar no sofá, na cama ou deitado de pijama, é claro que o sono vai aparecer. Afinal, você estará dizendo para o seu cérebro que é hora de relaxar…

5- Levante-se e de uma caminhada dentro do seu quarto/escritório

Se todas as dicas acima de o que fazer para driblar o sono nos estudos não funcionarem, então levante-se e caminhe um pouco. Isso pode fazer com que o seu corpo “acorde novamente” e fique pronto para voltar à ativa.

Faça isso de tempos em tempos, e ainda, especialmente durante as pausas que mencionamos anteriormente. Dessa maneira você poderá melhorar – e muito – os seus resultados nos estudos. Experimente as nossas dicas e depois nos conte os resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.