O que fazer para aproximar a família da escola?

Você tem dúvidas sobre o que fazer para aproximar a família da escola? Saiba que você não está sozinho nessa tarefa.

Especialmente em tempos de pandemia, essa dúvida pode ficar ainda mais latente, o que é natural.

Por isso, neste conteúdo nós vamos apresentar algumas dicas que esperamos que sirvam de suporte para você nesse momento atípico. Lembre-se, também, de deixar as suas dicas nos comentários, para que outros educadores possam se inspirar nas suas ideias. 😉

Vamos lá?

O que fazer para aproximar a família da escola?

Saber o que fazer para aproximar a família da escola é um desafio e tanto, ainda mais quando estamos vivendo a necessidade de estudo remoto. Porém, como não desistimos fácil, nada melhor do que buscar novas estratégias para atuar de maneira efetiva, não é mesmo?

Veja, portanto, as considerações que trouxemos sobre o tema:

1- Deixe a família a par dos planos pedagógicos

A família precisa estar a par do que acontece na escola. Caso contrário, ela estará cada vez mais distante do ambiente educativo.

Por isso, estabeleça um meio de sempre atualizá-la acerca do que está sendo passado para os alunos e todos os projetos que estão envolvidos com os planos pedagógicos da turma e da escola como um todo.

Isso fará com que os pais se sintam mais parte do contexto escolar, aumentando a presença na vida estudantil dos filhos.

2- Estabeleça reuniões periódicas

As reuniões periódicas, mesmo que online, devem acontecer de forma recorrente. Isso é importante para que tanto os planos acima sejam passados, quanto para que os educadores possam ouvir as dúvidas e dificuldades dos pais.

Demonstrar abertura nesse sentido é muito importante para garantir que os pais possam se sentir mais à vontade na hora de se aproximar das escolas.

Mas, o que fazer para aproximar a família da escola caso ela não participe das reuniões? Bom, nesse caso mais complexo é possível entrar em contato direto com os pais, por meio das redes de comunicação que existem, tentando compreender a “saída” deles do contexto escolar.

3- Exposições de trabalhos são importantes

Sabemos que em tempos de pandemia não é possível aproximar a família da escola através de exposições presenciais de trabalhos. Porém, que tal criar uma rede social ou um site que sirva de alicerce na hora de expor fotos das atividades dos alunos?

E mais do que isso, que tal incentivar a família a tirar fotos em conjunto para que possam aparecer nessas exposições?

Instigue, ainda, os comentários nos posts que são publicados, pois isso poderá abrir caminhos para discussões construtivas e diálogos entre a escola e os pais.

4- Use boas ferramentas de comunicação

Aposte em ferramentas de comunicação que sejam usadas por todas as famílias e padronize-as. Por exemplo, deixe claro que as instruções serão sempre passadas pelo WhatsApp para que nenhuma família perca algo importante.

5- Invista em atividades que sejam desenvolvidas com as famílias

Por fim, sempre aposte em atividades que possam ser desenvolvidas em conjunto. Ou seja, além de investir em tarefas que sejam executadas só pelos alunos, trabalhe ações que façam os pais colocarem a mão na massa. Isso poderá ajudar na hora de aproximar a família da escola. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.