O que é ser persistente? Por que isso é importante?

Você ainda não sabe o que é ser persistente? Vê e ouve muitas pessoas falando sobre essa qualidade, mas ainda não compreendeu por que ela é tão importante? Se você se identificou com essas questões, convidamos você para acompanhar este nosso conteúdo de hoje.

A seguir daremos detalhes importantes sobre a persistência e os motivos pelos quais ela é essencial em qualquer esfera de nossas vidas. Vamos lá!

O que é ser persistente?

Em linhas gerais, uma pessoa com persistência é aquela que segue em frente, rumo aos seus objetivos, mesmo quando a vida apresenta diversos fatores de desistência. É aquela pessoa que sabe qual é a sua meta, e a persegue por diversos caminhos, mesmo que, às vezes, tenha que se reinventar.

A pessoa com persistência também sente desânimo, desapontamentos e frustrações. Mas a diferença é que ela usa essas emoções e sensações como uma mola propulsora para pegar mais impulso e ir adiante.

Isto é, ela não se deixa abalar por esses sentimentos, e embora ela possa sim dar uma “pausa” no seu desenvolvimento por conta disso, ela ainda mantém o olhar firme em seu objetivo final.

Por que a persistência é importante?

Vimos acima que uma pessoa persistente é aquela que segue adiante, mesmo em meio às adversidades da vida. Com isso em mente, já podemos ter pistas de qual é a importância da persistência na vida de uma pessoa, certo?

Bom, mas antes de qualquer coisa, precisamos compreender o que não é persistência. Afinal, confundir persistência com teimosia é muito fácil.

A teimosia, no entanto, está associada ao fato de insistir em um erro, em algo que nitidamente não dá certo. A persistência é ter um objetivo e, ao errar tentando alcançá-lo, traça-se um novo plano consistente.

Entendida essa diferença, podemos continuar o nosso raciocínio sobre a importância de ter persistência.

Pois bem, a importância está associada com a nossa realização pessoal e o nosso desenvolvimento como ser humano – e isso vale no sentido pessoal e profissional.

Através da persistência nós conseguimos manter o foco no que realmente importa e faz a diferença em nossas vidas. Agimos em prol de um propósito, e sabemos aonde queremos chegar.

Tudo isso faz com que tenhamos mais motivação e possamos trabalhar com mais afinco, diariamente.

É possível desenvolvê-la?

Absolutamente. A persistência, assim como outras habilidades e características, pode sim ser desenvolvida. Para isso, você deve:

  • Reconhecer os sabotadores: O que faz você desistir facilmente?
  • Reconhecer os procrastinadores: O que faz você procrastinar?
  • Reconhecer os seus erros: O que deixa você mais longe dos seus objetivos? Como mudar isso?
  • Reconhecer quais são os seus sonhos e reais objetivos: Aonde você quer chegar? Como você vai fazer isso?
  • Reconhecer e criar um plano de vida estratégico: Quais passos você precisa dar para chegar aos seus objetivos?

Considerando esses questionamentos, você poderá iniciar um plano de ação que desenvolva não só a sua persistência, mas sim, a sua vida como um todo.

Agora que você já sabe o que é ser persistente, fica aqui o questionamento: você se considera uma pessoa com persistência?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.