O que é inteligência intrapessoal? Entenda aqui

Descubra o que é inteligência intrapessoal e por que ela é importante.

Entender o que é inteligência intrapessoal pode lhe ajudar a lidar melhor com os seus pensamentos, desejos, medos e, até mesmo, “culpas”. Isso porque essa inteligência caminha lado a lado com o autoconhecimento e a importância do mesmo.

Mas, com o intuito de explanar mais informações sobre o assunto, fizemos este breve guia com considerações importantes sobre o tema. Acompanhe e saiba mais!

O que é inteligência intrapessoal?

Em linhas gerais, podemos dizer que a inteligência intrapessoal nada mais é do que a capacidade de escutar a si mesmo. É a habilidade de conquistar um controle maior sobre as emoções e sensações sentidas, ao longo dos dias.

Basicamente, você consegue explorar melhor os seus medos, sonhos, pensamentos, desejos, etc. Com a inteligência intrapessoal você também pode:

  • Compreender mais os seus pontos fortes e fracos, usando isso ao seu favor.
  • Entender quais são os seus limites, respeitando-os e aumentando a qualidade de vida por conta disso.
  • Perdoar os seus erros do passado, compreendendo que eles mais ensinam do que punem.
  • Encontrar alicerces, dentro de si, para lidar com as adversidades da vida.
  • Construir uma força interna maior, especialmente contra os gatilhos emocionais que lhe deixam ansioso, triste, estressado, etc.
  • Além de pôr em prática outras ações igualmente positivas.

Qual a importância da inteligência intrapessoal?

A importância da inteligência intrapessoal basicamente se resume em alguns pilares. São eles:

  • Autoconfiança: A partir do momento que você sabe quais são seus pontos fortes e passa a usá-los como uma força motriz para o sucesso.
  • Autoestima: Por conhecer mais sobre as suas qualidades, percebendo-se como alguém único.
  • Autoconhecimento: Tendo uma escuta mais ativa sobre si mesmo e todos os seus sentimentos.
  • Autoanálise: Ao aprender a lançar um olhar mais atento sobre as próprias ações, analisando-as e remodelando-as sempre que necessário.
  • Autocontrole: Não permitindo que as suas emoções comandem as suas ações.

Esses pilares, somados, garantem uma vida mais tranquila, equilibrada e saudável, no que tange a saúde mental. Por isso, justamente, que a inteligência intrapessoal é tão importante e fundamental na vida de qualquer pessoa que deseja se desenvolver mais, especialmente emocionalmente.

Como adquirir essa inteligência? Como desenvolvê-la?

É necessário tomar a decisão de desenvolver essa inteligência. Além disso, é necessário estar ciente de que o seu desenvolvimento não acontece da noite para o dia.

Assim como qualquer habilidade nova, devemos estar prontos para praticá-la e remodelá-la à medida que vamos aprendendo a lidar com nós mesmos. Outro ponto importante é saber escutar a si com mais frequência, sem aquela ação de simplesmente “deixar de lado” um sentimento, um medo, um sonho ou desejo.

Quando passamos a nos colocar em primeiro lugar, conseguimos escutar melhor os nossos pensamentos e sonhos. Consequentemente, podemos ter um autoconhecimento muito mais apurado e uma inteligência intrapessoal mais preservada e estimulada.

Portanto, não meça esforços nesse sentido: sente-se, tome uma xícara de café e procure conversar com você mesmo – acredite, isso mudará a sua vida.

Boas descobertas para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.