O que é relacionamento intrapessoal?

Entenda o que é relacionamento intrapessoal e por que ele é importantíssimo.

Compreender o que é relacionamento intrapessoal pode lhe ajudar a lidar com conflitos internos, melhorando a sua qualidade de vida e forma de enxergar a si mesmo e o mundo. Por isso, trouxemos informações interessantes sobre o tema, a fim de lhe ajudar nessa trajetória de descoberta. Acompanhe e saiba mais.

O que é relacionamento intrapessoal?

O relacionamento intrapessoal é aquela relação que nós construímos com nós mesmos.

Sabe aqueles momentos em que você conversa com si mesmo? Ponderando sobre as situações? Pois é! Esse é o relacionamento intrapessoal.

Mas, ele não se restringe apenas a esse momento de tomada de decisão importante. Mas sim, ele deve aparecer em outros contextos, como:

  • Quando você pensa nos seus sonhos, estipulando em qual momento da sua vida você poderá alcançá-lo.
  • Quando você passa a traçar um plano de ação que irá viabilizar esse sonho.
  • Quando você está triste, ansioso ou estressado, e começa a refletir sobre as próprias ações.
  • Quando você se sente contente com algo que fez e, por isso, se recompensa de alguma forma.
  • Quando você respeita os seus próprios limites e medos.
  • Quando você resolve quebrar paradigmas internos.
  • Entre outras infinitas possibilidades de momentos.

É como se o seu próprio eu lidasse com ele mesmo, diante do espelho. Pois é isso que o relacionamento intrapessoal é: uma forma de se enxergar com mais carinho, profundidade e atenção. Uma forma de trazer à luz os seus pensamentos mais remotos, aprendendo a lidar com eles e criando formas de se portar na vida, de uma maneira que respeite o que você quer e não quer dela.

Qual a importância do relacionamento intrapessoal?

Entendido o que é relacionamento intrapessoal, estamos diante de um outro questionamento: qual é a importância de uma relação nesse sentido?

Bom, basicamente a importância se envolve com o seu autocontrole, diante das emoções; autoconfiança, reconhecendo seus pontos fortes; autoconhecimento, alinhando o que você sabe fazer bem, e quais são seus limites; entre outros fatores.

Com um bom relacionamento com você mesmo é possível traçar uma vida mais leve, feliz e tranquila. Pois, simplesmente, você estará considerando os seus desejos, e não meramente as demandas alheias. E isso, no curto, médio e longo prazo, faz toda a diferença na vida de alguém.

Aprender a escutar a si mesmo é peça-chave para lidar com emoções, traçar bons planos e ser mais feliz. Não tem como construir um caminho sólido e realizador se, na verdade, não soubermos o que queremos e não conseguirmos “dar vez” para as nossas emoções.

Por isso, procure sempre viabilizar uma forma de escutar mais a si mesmo. Dê atenção aos seus medos, aos seus pensamentos, sonhos, desejos. Não negligencie o que você sente! Esteja sempre conversando com a sua própria mente, ponderando caminhos promissores e sinalizando quais trajetos devem ser eliminados e evitados.

Tudo isso, junto com o autoconhecimento e a psicoterapia, irá lhe ajudar a ter uma relação interna cada vez melhor. Descubra-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.