O Nacionalismo Irlandês: conflitos entre Irlanda e Inglaterra

O Nacionalismo Irlandês: tudo sobre esse tópico

O Nacionalismo Irlandês surgiu como o resultado de embates iniciados na Idade Média e que envolveram a Inglaterra, a Irlanda e a Irlanda do Norte 

O tópico pode ser abordado em alguma questão de história geral da sua prova, principalmente relacionando o assunto com os atentados terroristas que ocorreram no século XX.

O Nacionalismo Irlandês: Introdução

Localizada a oeste da Inglaterra, a Irlanda é separada dos territórios ingleses pelo Mar da Irlanda.

A Questão Irlandesa, termo que também é utilizado para se referir ao nacionalismo irlandês, se iniciou na Idade Média e foi solucionada somente no século XX.

O Nacionalismo Irlandês: Contexto Histórico

A Irlanda era composta por diferentes tribos que viviam divididas em cinco regiões diferentes: Ulster, Connacht, Leinster, Meath e Munster. Devido à fragmentação, o país era frequentemente invadido pelos vikings, pelos celtas e por outros povos bárbaros.

A Questão Irlandesa se iniciou de fato no ano de 1175, quando o rei Henrique II da Inglaterra, membro da dinastia plantageneta, assinou o Tratado de Windsor, legislação que fazia com que a Irlanda fosse governada pelas leis inglesas.

A Questão Irlandesa

Além de instituir as leis inglesas em território irlandês, o Tratado de Windsor estabeleceu também que os irlandeses deveriam pagar pesados impostos à Inglaterra.

Para piorar a situação e aumentar mais ainda os sentimentos de nacionalismo dos irlandeses, ocorreram problemas devido às religiões dos dois países, durante a Idade Moderna. Isso porque, no século XVI, o rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, rompeu com a Igreja Católica e inaugurou o anglicanismo, religião protestante, na Inglaterra. Porém, devido ao tratado do século XII, o povo irlandês, que era em sua maioria católica, foi obrigado a adotar o anglicanismo devido ao decreto real.

A partir desse momento, manter a religião católica na Irlanda se tornou um ato de resistência e de insubordinação, levando também à eclosão de diversas revoltas. O movimento mais expressivo ocorreu no ano de 1641 e foi violentamente reprimido pelas forças inglesas que, na época, eram comandadas por Oliver Cromwell, durante a Commonwealth.

As revoltas continuaram e, posteriormente, no ano de 1829, os rebeldes conseguiram conquistar alguns direitos civis, entre os quais a ocupação de cargos públicos. 

O Nacionalismo Irlandês: A República

No ano de 1918, o principal representante do nacionalismo irlandês, o grupo Sinn Féin, criado em 1905, conseguiu a proclamação da independência da Irlanda. Porém, a Inglaterra só reconheceria esse status de independência do país anos depois, em 1921. 

No entanto, no início da década de 20, o IRA, Irish Republican Army, surgiria como um grupo terrorista que reivindicaria o fim da interferência britânica e a unificação completa do território irlandês. O grupo realizaria diversas ações terroristas contra a Inglaterra, principalmente durante o governo de Margaret Thatcher.

O surgimento da União Europeia e a criação da Irlanda do Norte, no ano de 1949, na região de Ulster, contribuíram para o fim dos conflitos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.