Dinastia Plantageneta: um resumo

Dinastia Plantageneta: aquilo que você precisa saber

A dinastia plantageneta é uma das dinastias mais importantes da história das monarquias, principalmente devido aos importantes feitos de seus monarcas.

O assunto pode aparecer em diversas questões de história geral, principalmente nos principais vestibulares do país.

Dinastia Plantageneta: Introdução

A dinastia plantageneta governou a Inglaterra entre os anos de 1154 e 1399. O seu nome é originário da giesta, planta escolhida pelo fundador da casa, Godofredo V, o Conde de Anjou, como símbolo pessoal e símbolo da casa real.

Dinastia Plantageneta: Características

Originários do Condado de Anjou, território que atualmente pertence à França, a dinastia plantageneta chegou ao poder a partir do casamento de Godofredo V e Matilde da Inglaterra, a herdeira de Henrique I. Desse modo, o primeiro rei da dinastia a governar o país foi Henrique II, filho do casal.

A dinastia plantageneta ascendeu também ao trono do reino da Sicília, na atual Itália, no século XII. Além disso, a casa real adquiriu novos domínios no mediterrâneo oriental devido à participação  de monarcas, como Ricardo Coração de Leão, desta casa real nas Cruzadas. Foi justamente dessas conquistas que surgiu o Império Angevino, também chamado de Império Plantageneta: o termo se refere ao conjunto de Estados que se estendiam dos confins da Inglaterra aos Pirineus e da Irlanda a Limousin.

Ainda, um importante monarca da dinastia plantageneta foi João Sem-Terra, uma vez que foi no governo deste rei que foi assinada a Magna Carta, documento que reduzia os poderes dos monarcas ingleses e atribuía uma maior participação política aos membros do parlamento. A Carta Magna, como também é denominada, é de extrema importância para a história da humanidade, influenciando diversas outras legislações da história, como a Bill of Rights, na própria Inglaterra, e a Assembleia Constituinte de 1823, no Brasil, durante o Primeiro Reinado.

Dinastia Plantageneta: Fim

Estudiosos ainda não concluíram qual a data oficial do fim da dinastia plantageneta: há quem considere que o fim do reinado dos plantageneta ocorreu com a morte de Ricardo III, na Batalha de Bosworth Field, em 1485. No entanto, outros historiadores afirmam que o ramo direto da dinastia teria sido extinto anos antes, em 1399, com a deposição de Ricardo II, em 1399, quando, com o fim da Guerra das Duas Rosas, a dinastia Lancaster assumiria o poder inglês.

Dinastia Plantageneta: Importantes Monarcas

  • Henrique II (1154 – 1189)
  • Ricardo Coração de Leão (1189 – 1199)
  • João Sem-Terra (1199 – 1216)
  • Henrique III (1216 – 1272)
  • Eduardo I  (1272 – 1307)
  • Ricardo II (1377 – 139)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.