A União Europeia: tudo sobre o bloco!

A União Europeia: aquilo que você precisa saber sobre o bloco

A União Europeia é o maior bloco econômico de todo o mundo, integrando, atualmente, 27 países europeus.

A UE assume um papel extremamente importante na política e na economia mundial desde a sua criação. Dessa maneira, não é de se surpreender que o bloco apareça com uma frequência tão grande em questões de geografia, atualidades e história da prova do ENEM e dos principais vestibulares do país.

A União Europeia: Introdução

A União Europeia, conhecida pela sigla UE, é uma união política e econômica criada no ano de 1992, com o objetivo de criar um bloco econômico que pudesse estabelecer uma cooperação entre determinados países da Europa.

Nos dias de hoje, a União Europeia é considerada um dos blocos mais avançados de todo o mundo. Isso porque, a UE possui uma forte integração econômica, uma moeda comum, a livre circulação de pessoas, leis próprias, um Banco próprio (Banco Central Europeu), um Parlamento próprio (o Parlamento Europeu) e eurodeputados, ou seja, deputados eleitos pelos cidadãos dos seus países membros.

Até 2020, a UE contava com 28 membros. São eles: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Alemanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Romênia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Letônia e Suécia.

A União Europeia: Brexit

O Brexit é o processo pelo qual o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) deixou de fazer parte da União Europeia. O processo foi iniciado no ano de 2016 e recebeu esse nome devido à junção de British + Exit (saída britânica).

Com a saída do Reino Unido, a União Europeia conta com somente 27 membros.

A União Europeia: Contexto Histórico

A primeira etapa da história da União Europeia foi a criação da BENELUX, no ano de 1944, formada por Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Posteriormente, Alemanha, Itália e França entrariam no grupo, dando origem à CECA, Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, no ano de 1951.

No ano de 1957, através do Tratado de Roma, a CECA se tornaria a CEE, Comunidade Econômica Europeia. Na época da criação da CEE, ocorria a Guerra Fria, e, dessa maneira, o mundo estava dividido entre os Estados Unidos e a URSS. Assim, a Europa viu na CEE a possibilidade de criar uma aliança que pudesse fortalecer as comunidades europeias na recuperação econômica do pós-Segunda Guerra Mundial e no enfrentamento do avanço da influência dos Estados Unidos.

A União Europeia: Características

O tratado que oficializa a criação da União Europeia é o Tratado de Maastricht, assinado no ano de 1992. Posteriormente, no ano de 1985, o Acordo de Schengen seria firmado, pelo qual consolida-se a livre circulação nos países membros da UE.

No ano de 2002, o Euro, moeda única, seria criado. No ano de 2007, o último tratado da União Europeia seria assinado, o Tratado de Lisboa, que consolida muitas das instituições desse bloco econômico.

Juntos, os 27 países da UE totalizam um PIB de US $18,5 trilhões de dólares. A população aproximada de habitantes dos países membros é de 493.011.693.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.