O Apartheid nos Estados Unidos: resumo

Apartheid nos EUA: um resumo sobre o fato

O Apartheid ocorreu nos estados do sul dos Estados Unidos após o fim da Guerra de Secessão, conhecida também como Guerra Civil Americana.

O assunto é cobrado com certa frequência por questões de história geral, especialmente nas provas de segunda fase dos vestibulares.

Apartheid nos EUA: Introdução

O tempo apartheid se refere à um tipo de regime segregacionista, cujo principal objetivo era aquele de separar os negros dos brancos, estabelecendo direitos diferentes para cada grupo.

O principal exemplo de regime Apartheid é aquele da África do Sul, que terminaria somente no ano de 1992. Porém, o regime esteve presente também nos Estados Unidos, inaugurado pelas Leis Jim Crow.

Apartheid nos EUA: Contexto Histórico

Com o fim da Guerra de Secessão, em 1865, muitos sulistas não aceitaram a derrota e o fim da escravidão, nutrindo um forte desprezo pelos negros. Esse desprezo foi consolidado com a criação da Ku Klux Klan, no estado do Tennessee. Essa organização era formada por um grupo de pessoas racistas que promoviam agressões e assassinatos contra negros.

No ano de 1876, porém, os estados sulistas decidiram criar um conjunto de leis racistas para perpetuar as desigualdades nesses estados que eram escravocratas: as leis Jim Crow.

Apartheid nos EUA: Características

A legislação, apesar de ser totalmente segregacionista e racista, entrou em vigor no estado do Tennessee e, posteriormente, em todos os estados do sul dos EUA. As leis Jim Crow seriam responsáveis pela consolidação de diversas desigualdades entre brancos e negros nos estados sulistas. Por exemplo, já no ano de 1885, a maior parte das escolas sulistas eram divididas em instituições para brancos e instituições para negros. Ainda, podemos citar a proibição do casamento entre pessoas negras e brancas no estado da Virgínia, pela lei criada em 1924.

Com a consolidação do Apartheid nos estados do Sul, os negros, chamados de “pessoas de cor”, seriam proibidos de compartilhar os mesmos espaços que os brancos, como em trens, restaurantes, ônibus, teatros e bebedouros.

Ainda, o racismo apenas aumentaria com a consolidação definitiva do regime de Apartheid e a Ku Klux Klan passaria a agir de maneira extremamente violenta em todos os estados sulistas.

Apartheid nos EUA: Declínio

As leis de segregação racial nos Estados Unidos só começariam a entrar em declínio com o início das lutas pelos direitos civis, que tiveram como protagonista Martin Luther King Jr. O Apartheid seria oficialmente extinto no ano de 1967.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.