3 grandes problemas que afetam a educação brasileira

A educação brasileira é cercada de falhas e problemas. Do salário defasado dos professores à falta de estrutura das escolas, o país vigora em patamares bem baixos quando se trata principalmente do sistema educacional público.

Trouxemos uma lista com os três principais problemas da educação no Brasil e que recorrentemente entra em discussão na mídia, em programas políticos, assim como em vestibulares e concursos públicos. Acompanhe!

1 – Evasão escolar

Enquanto o início do Ensino Fundamental tem boa adesão, as demais fases da educação básica sofrem com a chamada evasão escolar.

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020, citado no tópico anterior,  cerca de 88.631 mil crianças e adolescentes entre seis e 14 anos de idade não estão matriculados em escolas.

Esse número é ainda maior quando falamos de jovens entre 15 e 17 anos, que deveriam estar estudando no Ensino Médio: 674.814 estão fora da escola.

Todavia, a evasão escolar tem motivações muito mais complexas. Podemos citar, por exemplo:

  • Baixa renda familiar
  • Pais e responsáveis com pouca (ou nenhuma) escolaridade
  • Domicílios em áreas rurais, isoladas ou de risco
  • Trabalho infantil / informal
  • Discriminação racial ou por gênero
  • Atraso escolar maior que dois anos

2 – Analfabetismo

A taxa de analfabetismo no Brasil também surge como um dos obstáculos enfrentados pelo sistema educacional.

Esse número é medido pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O último balanço, em 2018, mostra que o analfabetismo no Brasil atinge 11,3 milhões de pessoas. Isto significa cerca de 6,8% da população acima de 15 anos sem saber ler e nem escrever.

Lembrando que o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2015 tinha como meta reduzir drasticamente o número de analfabetos no País. Mas as pesquisas indicam que, mesmo tendo caído a porcentagem, essa redução é bem lenta e os números permanecem altíssimos.

3 – Falta de investimentos em educação

Não poderíamos deixar de falar sobre um dos maiores problemas da educação no Brasil: a falta de investimentos.

É consensual que há déficits no que diz respeito à estrutura das escolas já existente, à quantidade de instituições, sobretudo nas periferias, à formação dos professores, aos equipamentos de tecnologia, entre tantos outros.

Segundo o anuário realizado em 2020 pelo programa Todos pela Educação, “o gasto público
anual por estudante da rede pública na média dos países da OCDE é mais do que o dobro do brasileiro, tanto na Educação Infantil e no Ensino Fundamental como no Ensino Médio”.

Além disso, os investimentos em recursos didáticos são muito diferentes de região para região, tendo em vista que o País é continental.

E então, qual sua opinião sobre o sistema educacional do Brasil?

Não deixe de ler também – Analfabetismo funcional: Entenda o que é, suas causas e soluções

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.