Nubank: PIX fica fora do ar e usuários não conseguem usar a ferramenta

Os usuários do Nubank tiveram problemas para enviar e receber transferências através do PIX nesta segunda-feira (12). Até mesmo quem desejava enviar dinheiro para uma conta Nubank através de outro banco não conseguiu efetuar a operação. A partir disso, diversos usuários começaram a reclamar nas redes sociais do banco digital.

No início, quando se tentava enviar valores baixos de transferências e pagamentos através do aplicativo, aparecia a mensagem de que “isso está demorando mais do que o planejado”. No entanto, a funcionalidade do PIX acabou ficando impossibilitada de se utilizar completamente depois, aparecendo a seguinte mensagem: “Pix fora do ar; faça transferências por TED, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h”.

Em seu Twitter, o Nubank reconheceu o problema e por volta das 11h53 publicou: “As transferências via Pix, apresentaram um comportamento inesperado, mas a nossa equipe já está ciente e também está trabalhando na solução, ok?”

A fintech ainda reiterou que as outras funcionalidades estavam em funcionamento e que poderiam ser utilizadas pelos usuários de maneira alternativa, enquanto o PIX não voltasse. Diversos usuários começaram a enviar dúvidas e comentários a respeito do tema.

PIX no Nubank

Importante dizer que 20% de todas as operações de pagamento e transferências acontecem no Nubank, de modo que o banco digital tem grande participação do volume diário de realizações do PIX.

Uma pesquisa realizada pela própria Nubank e que foi divulgada no dia 4 de março de 2021, revelou que o PIX é mais popular entre jovens na idade entre 18 e 30 anos. Além disso, é mais comum o uso do PIX no Nubank o público que ganha uma renda entre R$ 5 mil a R$ 10 mil e que apresenta moradia na região Centro-Oeste.

O uso do PIX no Nubank através de pessoas físicas totalizou 92% dos casos registrados, e no pagamento em QR Code os lojistas são os que mais apresentam participação. Um dado importante é que 38% das pessoas realizam as transferências via PIX fora do horário comercial. Isso acaba reiterando o fato de que a possibilidade de uso apenas de TED no dia de hoje (12) acabou afetando muitas pessoas.

Saiba mais sobre atualizações recentes do PIX

O PIX apresentou algumas novas funcionalidades recentemente. Por conta disso, já é possível conectar a lista de contatos do celular com a ferramenta PIX, e obter mais facilidade para encontrar quem deseja enviar dinheiro. A função começou a valer no dia 1º de abril.

Importante dizer que os usuários do PIX podem mudar, caso precisem, suas informações pessoais cadastradas nas chaves sem a necessidade de criar uma nova. Ainda é possível alterar o seu nome, nome empresarial, título do estabelecimento e dados semelhantes. Isso facilita que, por exemplo, pessoas que mudam de nome no casamento possam colocar isso em suas chaves.

Além disso, uma das novidades recentemente divulgadas pelo Banco Central é de que já há um prazo para entrar em vigor o saque PIX, que seria até o final do primeiro semestre de 2021. Vale ressaltar que este será um importante passo para que se tire essa grande concentração da funcionalidade de saque de dinheiro em espécie das lotéricas e bancos, fazendo com que até lojas do varejo possam fazer isso daqui pra frente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.