Nubank: clientes reclamam de instabilidade e ausência de saldo

Nesta sexta-feira (4) houve um alvoroço por parte dos clientes da Nubank com relação aos serviços da plataforma. Os mesmos não estavam com alguns problemas como verificação da fatura do cartão e realizar pagamentos via PIX. Algumas pessoas disseram também que o saldo chegou a sumir no software do banco.

O Down Detector começou a verificar um aumento mais expressivo nas reclamações em relação ao Nubank por volta das 10h30. Os principais problemas notificados eram: Login no aplicativo móvel (reportado por 46% dos usuários); Transferências (32%) e Pagamento de contas (22%).

Conclusões do Nubank

A Nubank informou que parte da base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços. “Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível”, disse a empresa em um post no Twitter. Em uma resposta aos usuários, a empresa tem afirmado que o dinheiro das contas está seguro e que enfrenta “oscilações no serviço”. Nas mensagens, o Nubank tem sinalizado que o problema se concentra no aplicativo.

A instabilidade no sistema da empresa acontece um dia após Itaú passar por problemas no aplicativo e outros serviços da instituição financeira. Houve uma notificação do Procon-SP  com parte ao Itaú, pedindo explicações sobre o ocorrido. O órgão reforça que clientes não podem ser prejudicados por falhas no sistema, mas alerta que valores depositados indevidamente deverão ser devolvidos.

O órgão de defesa do consumidor exige também que o Itaú Unibanco informe e comprove quais medidas de segurança, técnicas e administrativas são adotadas “para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme consta na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Reclamações de ontem

Por volta das 13h, o site Down Detector, que monitora esse tipo de problema, registrou um pico de 386 reclamações sobre o Nubank. Para BB, o pico foi mais ou menos no mesmo horário, com 386 reclamações. A principal notificação foi sobre problemas no internet banking (65%).

De acordo com um usuário identificado como Rafael Chaves diz que acionou o Nubank e o banco teria confirmado que está mesmo com problemas. “Dados de conta corrente não aparecem, só cartão de crédito. Só resta esperar, como sempre”.

Outro cliente, Bruno Soares, também afirma que não está conseguindo visualizar seu saldo nem fazer pagamentos ou transferências. “A aba simplesmente sumiu deixando apenas doações e transferências internacionais. Lamentável isso. Me gerou um transtorno enorme pois precisava fazer uma transferência para um cliente e não consegui”, disse.

Já Rejane Stanzioni reclamou sobre o BB. “Gente, que loucura é essa???? Tentando a tarde toda e não consigo entrar na minha conta empresa”, disse. “Falha na autenticação no login PJ desde cedo em SP. Consegui entrar uma vez e realizei algumas operações, mas PIX não funciona. Agora não entra novamente”, comentou Glaucio Rebelato.

Procurado, o Nubank afirmou que parte da base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços na manhã de hoje. “Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual”. Já o BB disse que houve uma breve instabilidade no fim da manhã. “O app e todas as suas transações funcionam dentro da normalidade nesta tarde“.

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