Novo saque do FGTS: Trabalhadores vão precisar solicitar o resgate

A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de liberação, sendo conforme o mês de nascimento de cada cidadão.

A partir desta quarta-feira (20), os trabalhadores poderão realizar o saque extraordinário do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário de liberação, sendo conforme o mês de nascimento de cada cidadão.

Hoje, por exemplo, podem realizar o saque os trabalhadores nascidos em janeiro. As demais datas corresponderão outros meses do ano, lembrando que o calendário será encerrado no dia 15 de junho, finalizando com os cidadãos nascidos no mês de dezembro.

Segundo o Governo Federal, a intenção é impulsionar a economia do país. O dinheiro será depositado automaticamente no Caixa Tem para a maioria dos 42 milhões de trabalhadores com saldo disponíveis nas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.

No entanto, algumas pessoas terão que solicitar os recursos. Continue nos acompanhando!

Quem terá que solicitar o saque do FGTS?

Mesmo que os valores estejam sendo liberados automaticamente, alguns beneficiários terão que solicitar o saque. É o caso das pessoas que estão com dados incompletos pelo Governo Federal, o que impedirá a abertura da conta poupança digital no Caixa Tem.

Todavia, resolver esse problema é muito simples. O trabalhador deverá acessar o aplicativo do próprio FGTS, disponível para celular Android ou iOS, para inserir os dados que estão faltando. A operação deve ser realizada para que seja possível depositar os valores na conta digital.

Vale ressaltar que através do Caixa Tem os trabalhadores vão poder fazer transferências via PIX para outras contas, pagar contas e boletos, realizar compras online através do cartão de débito virtual e presenciais por leitura de QR Code, fazer recarga no celular, entre outros.

Como saber se vou receber o FGTS automaticamente?

Para verificar se o dinheiro será liberado de forma automática o trabalhador deve realizar uma consulta no site do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. Veja o passo a passo a seguir:

Como consultar pelo site da Caixa:

  1. Acesse ao site;
  2. Clique na opção “Consulte Aqui” do Saque Extraordinário do FGTS;
  3. Informe seu CPF ou Número do PIS/NIT/Pasep;
  4. Digite sua senha, caso não tenha clique na opção “Cadastrar ou esqueceu a Senha”;
  5. Na tela será exibido o valor que receberá e a data de saque.

Como consultar pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS no seu celular, Android ou iOS;
  2. Faça login no aplicativo;
  3. Informe o seu CPF e toque em “Próximo”;
  4. Digite sua senha de seis dígitos;
  5. Clique em “Entrar”;
  6. Na tela inicial do aplicativo, vá em “saldo total do FGTS”;
  7. Para acessar as transações das contas, toque em “acessar meu FGTS” e depois em “ver extrato”;
  8. Para ter o extrato, clique em “gerar extrato PDF”.

Nos casos em que será necessário que o trabalhador solicite os recursos, a própria página de consulta notificará o cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.