NOVO SAQUE DO FGTS é autorizado, pega brasileiros de surpresa e lista de quem pode sacar é revelada

Apesar dos rumos de extinção do saque-aniversário, as datas de pagamento para junho já estão disponíveis.

O calendário de novo saque do FGTS já está disponível para o mês de junho, e os trabalhadores já podem começar a comemorar. Assim, a informação é de que o pagamento acontecerá esse mês normalmente, antes da possível extinção do saque-aniversário.

Se você ainda não está sabendo como funcionará o novo tipo de saque do FGTS, e se tem direito a receber em junho, é só continuar por aqui. Afinal, deixamos todas as informações para ficar por dentro do benefício e entender como solicitar o seu.

O que é o saque do FGTS?

Como uma forma de reservar um valor para emergências, todo mês um trabalhador com registro recebe um desconto em sua folha de pagamento. Então, essa parte do salário vai para uma conta da Caixa Econômica, formando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Caso você receba a tão temida demissão, ou precise complementar um dinheiro no mês de aniversário, pode realizar o saque dessa quantia. Porém, a Caixa Econômica libera de forma gradual, para evitar que o trabalhador retire o saldo sem ter a devida necessidade.

Todo mês, você pode verificar a porcentagem em seu demonstrativo de pagamentos. Confira como funciona o débito em seu salário, de acordo com a categoria de cada trabalhador:

  • Trabalhadores em geral: 8% do salário bruto;
  • Contratos firmados em aprendizagem: 2% (segundo a Lei 11.180/05);
  • Trabalhadores domésticos: 11,2% (8% do salário bruto, mais 3,2% de antecipação da rescisão.

A cada novo mês de trabalho, o saldo de seu fundo de garantia aumenta. Para quem tem bastante tempo de casa, pode conseguir uma boa quantia, caso não tenha uma demissão por justa causa na hora de sair da empresa.

Quem tem direito ao novo saque do FGTS

Além de entender como é composto o FGTS, também é fundamental saber quem tem direito a receber esses valores. Portanto, separamos alguns perfis de trabalhadores que podem sacar esse benefício:

  • Trabalhadores com contrato de trabalho formal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Tipos de trabalhadores domésticos
  • Trabalhadores rurais;
  • Contratos de trabalho temporários, avulsos ou intermitentes;
  • Trabalhadores sazonais, que realizam funções em período de safra ou colheita;
  • Profissionais dos esportes;
  • Trabalhadores demitidos sem justa causa, com contratos formais.

Para saques extraordinários, é possível realizar a consulta pelo aplicativo do FGTS. Dentro da pesquisa, ele mostrará qual seu saldo disponível, o que está liberado para saque e quanto tempo de contribuição você já possui.

Calendário do novo saque do FGTS

O calendário de saques do FGTS já está disponível, para os aniversariantes até o mês de setembro. É importante se atentar aos períodos, uma vez que não é possível realizar a solicitação dos valores fora do prazo:

  • Trabalhadores aniversariantes de junho: 1/06/2023 a 31/08/2023;
  • Trabalhadores com aniversário em julho: 03/07/2023 a 29/09/2023;
  • Trabalhadores com aniversário em agosto: 1/08/2023 a 31/10/2023;
  • Trabalhadores com aniversário em setembro: 1/09/2023 a 30/11/2023.

Então, fique por dentro do calendário para ver quando será sua vez de sacar o benefício. Porém, se preferir, pode manter o saldo disponível para emergências, e realizar a retirada em outro momento.

Outro ponto importante é lembrar que a modalidade de saque-aniversário logo deixará de existir. A previsão é que no segundo semestre de 2023 aconteça o anúncio de extinção da modalidade, o que pode alterar a maneira como os trabalhadores realizam o saque do FGTS.

Como fazer para sacar o saldo?

Para realizar o saque do FGTS, você precisa conferir se tem direito ao recebimento, e qual o valor disponível. Isso pode ser feito através do aplicativo do FGTS, site da Caixa Econômica Federal, ou direto em um caixa eletrônico da instituição.

Então, basta solicitar em um desses três locais, a retirada dos valores disponíveis para saque referentes a seu saldo. Depois, é só aguardar a confirmação e recebimento do valor na conta corrente que você indicar no cadastro.

Porém, depois da troca de modalidades do saque, com o fim das retiradas de aniversário, haverá um intervalo de 25 meses até a próxima liberação. Portanto, se estiver precisando de um dinheiro extra para equilibrar as finanças, esse é o momento de sacar seus direitos.

Então, não deixe de conferir também: Em quais situações é possível resgatar o dinheiro do FGTS?

Perguntas frequentes sobre o saque do FGTS

Ainda, separamos algumas perguntas frequentes sobre o novo saque do FGTS que acontecerá em junho. Além disso, deixamos também algumas dúvidas sobre quem tem direito, e qual o valor de retirada desse benefício.

Quando o trabalhador pode sacar o fundo de garantia?

No caso de trabalhadores devidamente registrados em suas funções, podem realizar o saque no mês de aniversário (saque-aniversário) ou em casos de rescisão do contrato (quando você é demitido).

Além disso, outra situação em que é possível realizar o saque é em caso de aposentadoria, doença grave, calamidade pública ou outro tipo de emergência. Porém, nesses casos a Caixa precisa realizar a liberação de seu saldo antes de você poder fazer a retirada.

Como fazer saque imediato do FGTS?

Para realizar o saque imediato, basta acessar o aplicativo do FGTS e verificar qual o saldo disponível para retirada. Então, informe sua conta bancária e realize o depósito dos valores já liberados, sem nem precisar de confirmações presenciais.

Ainda, veja também: Governo pode alterar forma de distribuição de lucro FGTS; O que muda?

Tem como sacar todo o dinheiro do FGTS?

Em casos de necessidade, é possível realizar o saque integral do seu valor de FGTS, enquanto ainda estiver trabalhando. Porém, a Caixa Econômica costuma negar essas solicitações, sendo necessária a intervenção judicial, através de processo, para conseguir o valor total.

Quanto tempo leva para o saque do FGTS cair na conta?

O prazo padrão para você ter seu dinheiro do FGTS na conta é de 5 dias. Assim, quando solicitar o débito em seu saldo, pode receber o valor através de qualquer instituição bancária em menos de uma semana.

Por fim, não perca todas as notícias que impactam o Brasil, acompanhando mais conteúdos aqui no blog. Todos os dias temos novidades sobre direitos dos trabalhadores, economia, concursos e programas sociais do Governo Federal, para você não perder nada do que acontece no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.