NOVO RG: Bolsonaro entrega o 1º lote das novas identidades

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi lançada. O primeiro lote do documento foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (27), durante evento realizado no Palácio do Planalto.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi lançada. O primeiro lote do documento foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (27), durante evento realizado no Palácio do Planalto.

O novo modelo do Registro Geral conta com uma serie de melhorias, sendo a principal delas a utilização do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como o único número de identificação do cidadão. Confira mais mudanças a seguir.

VALE-GÁS continuará com pagamentos a cada 2 meses, diz senador que relata PEC

Mudanças no RG

A nova versão da identidade passou a valer no dia 1º março deste ano. O documento está sendo implementado de forma gradativa. Os órgãos civis dos estados brasileiros têm até março de 2023 para se adequarem ao novo sistema.

A emissão do documento será gratuita para todos os brasileiros. De acordo com informações do Governo, o novo documento foi fundamentado na unificação dos registros. Isso porque, até o momento, cada estado emite seu próprio número de identificação.

Neste sentido, caso o cidadão se mude para outro estado e solicite a segunda via do seu RG, um novo número será emitido. Para evitar que múltiplos registros sejam criados, a ideia do Governo é que a identidade seja emitida apenas com o número do CPF.

Entre as demais mudanças no RG estão:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Uso do novo RG em outros países

“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das Américas no ranking do Banco Mundial. De sétimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das Américas, à frente de Estados Unidos e Canadá”, disse Paulo Guedes, ministro da Economia, ao comentar a emissão da nova CIN.

Vale ressaltar que a nova identidade também poderá ser utilizada como documento de viagem. O motivo estar relacionado com a inclusão do código no padrão internacional (MRZ), que também é utilizado em passaportes. No entanto, só será válida em países do Mercosul.

Qual o objetivo da nova carteira de identidade?

Dentre as justificativas para o lançamento da nova versão do documento, está a de unificar os registros para evitar fraudes. Até então, uma única pessoa poderia ter até 27 números de RG.

“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, informou a Secretaria-Geral.

A mudança para o novo RG está ocorrendo de forma gradativa. Portanto, a troca do documento não é obrigatória, até o momento. Vale salientar que, a identidade continua válida por 10 anos para quem possui até 60 anos de idade.

Aqueles que possuem idade superior não precisam trocar o documento. Já para as crianças com até 11 anos, a validade é de cinco anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.