Novo preço do Diesel surpreende motoristas do país

Petrobras promoveu uma nova redução no preço do diesel, aliviando o bolso dos consumidores do Brasil

Os motoristas do país tiveram uma grande surpresa no final de semana. Isso porque a Petrobras anunciou uma redução de 9,9% no preço do litro do diesel A comercializado às distribuidoras do país.

Com isso, o litro do diesel passará a ser vendido por R$ 3,46 às distribuidoras. Anteriormente, o preço do combustível era de R$ 3,84, ou seja, houve uma redução de 38 centavos por litro no valor do diesel.

Essa é a oitava redução consecutiva promovida pela Petrobras no preço do diesel ao longo dos últimos oito meses. Confira abaixo as datas em que a estatal reduziu o valor do combustível comercializado para as distribuidoras do país:

  • 5 de agosto de 2022: preço do litro caiu de R$ 5,61 para R$ 5,41;
  • 12 de agosto de 2022: preço do litro caiu de R$ 5,41 para R$ 5,19;
  • 20 de setembro de 2022: preço do litro caiu de R$ 5,19 para R$ 4,89;
  • 7 de dezembro de 2022: preço do litro caiu de R$ 4,89 para R$ 4,50;
  • 8 de fevereiro de 2023: preço do litro caiu de R$ 4,50 para R$ 4,10;
  • 1 de março de 2023: preço do litro caiu de R$ 4,10 para R$ 4,02;
  • 23 de março de 2023: preço do litro caiu de R$ 4,02para R$ 3,84;
  • 29 de abril de 2023: preço do litro caiu de R$ 3,84 para R$ 3,46.

Em resumo, a Petrobras reduziu em 38,3% o valor do diesel vendido para as distribuidoras entre agosto de 2022 e abril de 2023. Em valores absolutos, a queda foi de R$ 2,16, e isso ajuda bastante os consumidores do país, pois estas reduções costumam chegar a eles. O problema é que de forma bem mais amena.

Consumidores pagam mais caro

A saber, os preços nos postos de combustíveis são bem mais altos que os das distribuidoras. Isso acontece porque há outras variáveis que impactam os valores dos combustíveis, como impostos, taxas, margem de lucro e custo com a mão de obra. Por isso, a população deve pesquisar os preços mais econômicos para não pagar mais caro do que poderiam.

Em suma, a Petrobras esclarece que, “considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,05 a cada litro vendido na bomba”.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel havia chegado a R$ 7,32 na semana de 7 a 13 de agosto de 2022, logo após a primeira redução promovida pela Petrobras.

Já na semana passada, o valor médio nacional estava em R$ 5,79, o que representa uma queda nominal de R$ 1,53 desde o início das reduções promovidas pela Petrobras, em agosto do ano passado.

Em síntese, o preço do diesel caiu 20,9% para os motoristas do país, taxa bem menor que a observada na relação entre Petrobras e distribuidoras (-38,3%). Em outras palavras, o consumidor continua pagando caro pelo diesel no país.

Entenda a política de preços da Petrobras

Em resumo, a Petrobras segue o mercado externo para promover reajustes nos combustíveis. Atualmente, a estatal se baseia em dois fatores, o dólar e o petróleo. Assim, as variações nos preços do barril de petróleo, bem como as oscilações do dólar influenciam diretamente nos preços dos combustíveis no país.

Essa política foi implementada em 2016, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O Preço por Paridade de Importação (PPI) estabelece que as variações nos preços do petróleo devem ser repassados para os combustíveis comercializados pela Petrobras.

O problema é que a volatilidade nos valores do barril de petróleo deixa os consumidores expostos a mudanças mais significativas e recorrentes nos preços dos combustíveis. Aliás, as oscilações na cotação do dólar também resultam nisso, e o governo federal quer proteger o consumidor dessa volatilidade.

Além disso, a Petrobras precisa buscar a paridade internacional dos preços para viabilizar a importação de combustíveis. Isso porque o país tem outros importadores, e, quando a estatal pratica preços abaixo do mercado, torna inviável a importação de combustíveis.

Por isso, a companhia precisa praticar preços que sejam altos o suficiente para que haja competitividade no mercado nacional, mas limitados para que os consumidores não tenham que pagar verdadeiras fortunas para abastecer seus veículos.

As reduções no preço do diesel ligam o sinal de alerta para outras importadoras de combustíveis no país. Inclusive, os próximos dias deverão ficar marcados por estudos sobre a eventual defasagem nos valores do diesel praticados pela Petrobras.

 

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