Novo Ministro da Cidadania diz que não vai alterar Auxílio Brasil

Ronaldo Vieira Bento tomou posse oficialmente nesta quinta-feira (31) no Ministério da Cidadania, a pasta do Auxílio Brasil

O Brasil tem um novo Ministro da Cidadania. Ronaldo Vieira Bento tomou posse no cargo oficialmente nesta quinta-feira (31) em uma cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele entra para substituir o agora ex-ministro, João Roma, que entregou o cargo para disputar as eleições deste ano.

Ronaldo Vieira é ex-chefe de Assuntos Estratégicos do próprio Ministério da Cidadania. De acordo com informações oficiais, ele integra esta pasta há pouco mais de um ano. Natural de Salvador, ele é mestre em Direito, policial federal e primeiro-tenente da reserva do exército brasileiro.

Antes de assumir um posto de trabalho no Ministério da Cidadania, Vieira trabalhou como ouvidor-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública também durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, ele tem 17 anos de serviço público no Executivo Federal e afirma ter um caráter menos político.

“Assumo hoje uma grande responsabilidade, com o orgulho de ser um servidor público com 27 anos de carreira. Sempre servi o meu país com todas as minhas forças. Faço parte do time do Ministério da Cidadania há mais de um ano e agora recebo a tarefa de dar prosseguimento a um trabalho histórico para a transformação do Brasil”, disse ele.

Foto: Júlio Dutra/ Ministério da Cidadania

Além de Vieira, o Governo Federal trocou oficialmente os chefes de outras oito pastas. O Ministério do Trabalho e Previdência, que era comandado por Onyx Lorenzoni, passa a ter o comando de José Carlos Oliveira. Essa é a pasta responsável por tratar de assuntos como geração de emprego e problemas que envolvem o INSS.

João Roma

O ex-ministro João Roma deixa o cargo logo depois de cumprir algumas promessas e de deixar outras por cumprir. No final do ano passado, ele prometeu que o Auxílio Brasil pagaria R$ 400 para 17 milhões de pessoas. Promessa cumprida pelo chefe da pasta.

Por outro lado, o Ministro também prometeu que pagaria o retroativo do Auxílio Brasil para as pessoas que receberam menos de R$ 400 e também afirmou que entregaria os novos cartões. Ele sai do cargo sem a conclusão dessas promessas.

“Quero agradecer a todos os servidores do Ministério da Cidadania, a toda a equipe do Governo Jair Bolsonaro pela acolhida e pelo incentivo e a todos os meus colegas congressistas, porque sou deputado federal com muito orgulho e prezo por jamais decepcionar o povo baiano, que me trouxe a Brasília para ser a voz dos mais necessitados. Agradeço em especial ao presidente Bolsonaro”, disse João Roma.

O Auxílio Brasil

Do ponto de vista do Auxílio Brasil, a troca de comando no Ministério da Cidadania não deverá representar muita diferença. Pelo menos de acordo com os primeiros discursos do novo Ministro, a palavra é continuidade.

De acordo com informações de bastidores, a ideia do presidente Jair Bolsonaro com a escolha foi justamente fazer com que o trabalho do Ministério da Cidadania continue em uma mesma direção, ou seja, sem maiores mudanças.

Nesta quinta-feira (31), o Governo Federal concluiu os pagamentos da quinta rodada do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 18 milhões de brasileiros receberam o benefício no último mês de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.