Novo investidor: confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos - Notícias Concursos

Novo investidor: confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos

Confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos. Veja dicas para o novo investidor!

O mercado de investimentos é amplo, dinâmico e, por isso, deve ser conceituado como uma oportunidade para o investidor pessoa física. Entretanto, para que você possa elevar a sua rentabilidade é necessário se atentar a alguns pontos.

Novo investidor: confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos

O volume de entrantes no mercado de investimentos tem chamado a atenção do mercado financeiro. Haja vista que são muitas as pessoas físicas que estão arriscando outras opções de investimentos.

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), o volume de entrantes no mercado de investimentos, em algumas regiões do país, ultrapassa o esperado, já que em alguns locais o crescimento chegou a 400%. Por isso, os novos investidores precisam buscar informações para que não se prejudiquem dentro de um mercado volátil e que nem sempre equilibra ganhos e perdas.

Busque sempre informações por sites confiáveis

O mercado de investimentos é alvo de muitas fraudes e golpes, tal como ocorre com o Open Banking e com o Pix. Por isso, é muito importante que você não clique em links suspeitos e sempre busque informações em sites oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores Brasil (B3) e de algumas fintechs, que são bastante relevantes, como a Nubank ou o Banco Inter.

 Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro deve ser feito em todas as situações. No entanto, o novo investidor deve considerar o valor monetário que ele possui para investir, qual é o prazo que ele pode aguardar e quais são as opções que melhor lhe atendem. Por isso, quanto mais informações o investidor adquirir,  melhor será para que você possa verificar o que lhe atende, de maneira que possa personalizar o seu planejamento.

Inicie pelas opções de renda fixa

As opções de renda fixa são importantes para que se obtenha maior clareza sobre a rentabilidade do investimento. Uma vez que o contrato permite que você saiba o percentual que será resgatado ao final do período.

Além disso, é muito importante que você foque  em iniciar com valores baixos para que você minimize o seu risco de perdas. O Tesouro Direto é uma opção viável para que você faça um pequeno teste; já que permite  investimentos de valores irrisórios. Sendo assim, essa é uma maneira de você entender esse conceito na prática.

 Tenha cuidado ao correr da poupança

A poupança pode não ser o investimento mais atrativo, principalmente em tempos de elevação da taxa Selic. No entanto, antes de você tirar todo o valor da sua poupança, estude o mercado e analise a viabilidade de focar em outra opção.

É importante que diversifique além da poupança, porém, faça esse processo de forma faseada e planejada para que essa mudança não ocorra bruscamente, de modo que decidir ficar ou não com a poupança, seja uma opção avaliada por você, já que o seu processo precisa lhe atender de forma abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?