Novo Bolsa Família já tem data pra começar; confira

Um total de 14,6 milhões de pessoas beneficiárias do Bolsa Família devem passar a receber, a partir de 17 de novembro, o Auxílio Brasil. Mesmo assim, os valores para custear o programa ainda não foram definidas. As informações são do Portal Metrópoles.

O portal revelou que, de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, os valores dos benefícios devem apenas serem reajustados em 20%  incialmente – o que, na verdade, deve repor a inflação desde 2018.  Neste cenário, o valor poderia chegar a cerca de R$ 226,80 por família.

O impasse do governo é lançar o benefício ainda este ano, já que no ano que vem as eleições de 2022 podem fazer com que a prática seja ilegal. Desta forma, o governo precisa garantir os valores ainda este ano.

Além disso, em dezembro, o valor já deve subir para cerca de R$ 400  para as famílias em extrema pobreza e deve contar com reposição para outras. Mais detalhes, como o calendário oficial, porém, ainda não foram divulgados. Outra mudança prometida inicialmente é que o número de famílias beneficiárias do novo Bolsa Família – chamado de Auxílio Brasil – também poderia aumentar, mas em novembro isso ainda não deve acontecer.

Novo Bolsa Família e financiamento

O financiamento do novo Bolsa Família ainda não está definido, mas, o que se sabe, é que inicialmente dependia da aprovação da PEC dos Precatórios. A nova norma serviria para burlar o teto de gastos, já que abriria espaço no orçamento, devido ao parcelamento das dívidas do governo.

Mas fontes ouvidas pelo portal Metrópoles afirmaram que mesmo que a PEC dos Precatórios não seja aprovada, o novo Bolsa Família vai se tornar realidade. Ou seja, de qualquer maneira o Auxílio Brasil deve ser lançado.

Declarações recentes do ministro da Economia, Paulo Guedes, que flexibilizaria o teto de gastos ainda refletiram negativamente no mercado. A situação pode ainda aumentar a inflação e juros, juntamente com o dólar o que pode ser um problema principalmente para os mais pobres.

Em outras palavras, mesmo se o novo Bolsa Família seja lançado, ainda não se sabe como a economia deve reagir e se de fato será positivo ou não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.