Novembro Azul: HOMENS devem se atentar à sua saúde por ESTES motivos

Dados de pesquisas mostram que os homens não são muito "fãs" de cuidar da sua saúde, uma vez que procuram por atenção médica apenas "em último caso"

Esta quarta-feira (30) foi o último dia do Novembro Azul, mês de atenção à saúde integral do homem. Neste mês, o destaque foi para a prevenção ao câncer de próstata. No entanto, a ação também visa incentivar a atenção completa à saúde masculina, com o objetivo de identificar possíveis problemas de saúde precocemente.

No entanto, dados de pesquisas mostram que os homens não são muito “fãs” de cuidar da sua saúde, uma vez que procuram por atenção médica apenas “em último caso”.

A seguir, veja os principais motivos pelos quais os homens devem dar mais atenção à sua saúde!

Novembro azul: homens não gostam de cuidar da saúde?

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realizou uma pesquisa onde identificou que os homens cuidam menos da saúde, em comparação com as mulheres.

O levantamento demonstrou que, em 2021, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu 862 milhões de pessoas do sexo feminino. Em contrapartida, atendeu 725,4 milhões do sexo masculino. Além disso, nos primeiros 6 meses de 2022, os atendimentos registrados foram de 379,4 milhões de mulheres, contra 312,4 milhões de atendimentos para homens.

Novembro azul: porque os homens devem cuidar da saúde?

A realização de consultas e exames de check-up é fundamental para a manutenção da saúde de todo indivíduo. Isso porque o diagnóstico precoce de doenças ajuda a tardar o aparecimento de sintomas e aumentar as possibilidades de cura, bem como possibilita agir rápido para a situação não se agravar.

No entanto, os homens se demonstram mais resistentes quanto às consultas de rotina. Assim, comumente buscam por ajuda profissional apenas quando sentem algum sintoma que consideram como grave.

“Adolescentes tendem a procurar o urologista por questões relacionadas ao desenvolvimento da puberdade ou então uma fimose da criança que não foi resolvida. O adulto jovem geralmente procura o especialista por questões de fertilidade, buscando iniciar uma nova vida conjugal e fazer um check up ou está tentando engravidar”, afirmou o médico urologista e oncologista Bruno Benigno, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo

Cuidar da saúde não deve ser um assunto para se brincar. Por isso, confira a seguir 5 motivos pelos quais os homens devem se atentar mais para a sua própria saúde.

1 – Câncer de próstata

O câncer de próstata, cuja prevenção é veemente defendida no Novembro Azul, é a segunda maior causa de morte de homens no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que entre 2020 e 2022, houve 65.840 novos casos da doença no país.

Esta é uma doença silenciosa e que apresenta sinais, principalmente, quando o caso já está avançado. Por isso, os exames de rotina são extremamente importantes para o diagnóstico, aumentando significativamente as chances de cura.

2 – Disfunção erétil

A disfunção erétil é a incapacidade de manter ereção que possibilite manter uma relação sexual. O problema pode ter várias origens diferentes e afetar a qualidade de vida dos homens.

No entanto, não é um problema incurável. Por isso, é fundamental deixar o orgulho de lado e buscar ajuda médica para, assim, melhorar a qualidade de vida.

3 – Doenças cardiovasculares

A principal causa do aparecimento de doenças cardiovasculares está nos maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e acompanhamento médico.

Consultar o médico regularmente e realizar exames de rotina pode mostrar possíveis tendências a desenvolver doenças cardiovasculares. Dessa forma, será possível dar maior atenção para esta área, no sentido de prevenir o aparecimento de doenças.

4 – Saúde osteomoscular

De acordo com o coordenador da Urologia do Grupo Fleury, José Carlos Truzzi, “A partir dos 50 anos, os indivíduos precisam ter mais atenção ao aparelho osteomuscular e locomotor, pois uma lesão mais grave, por exemplo, pode comprometer funções importantes“.

Por isso, a prevenção e diagnóstico precoce podem ajudar na identificação de riscos para desenvolvimento de doenças e ser fundamental para manter a qualidade de vida do indivíduo.

5 – Capacidade cognitiva

Um dos temas também abordados no Novembro Azul é sobre a manutenção da capacidade cognitiva. Isso porque o avanço da idade pode comprometer a produtividade, desenvolvimento de atividades motoras e até mesmo linguísticas.

Por este motivo, o homem deve estar atento não apenas com a sua saúde física, mas também com a sua saúde mental e capacidade cognitiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.