Novembro Azul: confira os benefícios oferecidos pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial no apoio a indivíduos em tratamento para o câncer de próstata. No contexto do movimento do Novembro Azul existem alguns auxílios previdenciários disponíveis para esses pacientes.

A importância do Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento global que visa aumentar a consciência sobre a saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata. O INSS apoia essa causa, incentivando os homens a buscarem exames preventivos.

“Se cuide, não desampare quem você ama por preconceito ou medo de fazer o exame. Procure um médico”, aconselha Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

Prevalência do câncer de próstata no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum entre os homens brasileiros. A previsão é que até 2025, 70% dos casos sejam diagnosticados nas regiões Sul e Sudeste.

Auxílios do INSS para tratamento de câncer de próstata

O INSS oferece dois tipos de auxílios para pacientes em tratamento de câncer de próstata:

  1. Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  2. Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido por auxílio-doença)

Ambos os benefícios podem ser solicitados pelo aplicativo, site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O BPC pode ser solicitado quando o cidadão comprova os requisitos de baixa renda, de deficiência de longo prazo e de idade estabelecidos pela Lei 8.742 (Loas). Não é preciso contribuir para a Previdência para solicitar este benefício.

Requisitos para o BPC:

  • Comprovação de baixa renda
  • Deficiência de longo prazo
  • Idade estabelecida pela Lei 8.742 (Loas)

Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença)

O auxílio-doença pode ser usufruído por quem estiver doente e incapacitado para o trabalho ou atividade habitual. Para este benefício, é necessário ser contribuinte do INSS.

Como solicitar os benefícios

Para o requerimento dos dois benefícios, é preciso apresentar documentos pessoais e documentação médica. No caso do BPC, é necessário apresentar o CPF e cadastro CadÚnico de todo grupo familiar. É importante manter os dados atualizados.

Documentos necessários:

  • Documentos pessoais
  • Documentação médica
  • CPF e cadastro CadÚnico (para o BPC)

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida mediante decisão da Perícia Médica Federal. Para quem já recebe esse tipo de aposentadoria, existe também o adicional de 25% no valor do benefício, que pode ser solicitado quando há necessidade de auxílio para realização de atividades na vida diária.

Acesse o site oficial do INSS para mais informações.

Mais sobre o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul nasceu com o intuito de ampliar a discussão sobre a saúde masculina e enfatizar a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

A Importância do Diagnóstico Precoce

De acordo com dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Isso significa que 42 homens morrem por dia devido à doença, e aproximadamente 3 milhões convivem com ela.

Conscientização e Cuidados Necessários

O Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Para isso, recomenda-se:

  1. Praticar exercícios
  2. Ter uma alimentação equilibrada
  3. Parar de fumar
  4. Praticar sexo seguro
  5. Cuidar da saúde mental
  6. Fazer o exame da próstata periodicamente

Além disso, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência, como verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia, dosagem do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal, verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

O Preconceito e o Exame da Próstata

Existe um preconceito em torno do exame da próstata. Muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Check-up Regular e Saúde Mental

Fazer um check-up regular é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias, o urologista deve ser consultado.

Além disso, cuidar da saúde mental é essencial. Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho.

Medidas Preventivas

Segundo o INCA, medidas preventivas incluem dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e menos gordura, especialmente de origem animal. Além disso, atividade física regular, manutenção do peso adequado, identificação e tratamento adequado de hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuição do consumo de álcool e não fumar são hábitos saudáveis recomendados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.