CNH 2022 terá alterações nas categorias e classificações; veja como vai ficar

As alterações consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir.

Cidadãos que vão tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou renovar o documento após o mês de junho deste ano vão ter uma surpresa. Isso porque, conforme publicado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no final de 2021, a CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir da data mencionada.

Veja também: CNH 2022: Confira as novas classificações e design para o documento

As alterações consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir. A intenção é deixar a habilitação com um modelo mais próximo dos padrões internacionais.

Alterações na CNH

A partir das mudanças estabelecidas no fim do ano passado, os veículos serão divididos por categoria, sendo um total de 14 combinações incorporadas as letras (A, B, C, D e E) e o número 1. Neste caso, todas as categorias serão atualizadas, sendo disponibilizadas a partir deste ano.

Para fins de esclarecimento, a atual categoria B, será ampliada para B1 e C1. As novas classificações serão voltadas a condutores que vão dirigir veículos automotores de 4 rodas (capacidade 8 passageiros), não sendo possível exceder o peso bruto de 3.500 kg.

Com relação as motos, estarão na categoria A1. Neste caso, é possível haver novas categorias, definidas quanto o tamanho ou cilindrada. Vale ressaltar que a resolução não traz mudanças nas regras relativas à primeira habilitação, renovação ou acréscimo de uma nova categoria.

Vale ressaltar que a nova CNH terá um QR Code que valerá para validação e armazenamento das informações do motorista, incluindo sua foto. Todavia, enquanto o mês de junho não chega, continua valendo as seguintes categorias:

CategoriaVeículos que pode dirigirEngloba veículos da categoria
ACCVeículos ciclomotores de duas ou três rodas de até 50 cilindradasnão engloba
AMotosACC
BCarros e veículos de carga leve (até 3.500 kg ou 8 lugares para passageiros)não engloba
CCaminhões pequenos e outros veículos de carga (entre 3.500 e 6000 kgs de peso total)B
DÔnibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares para passageirosB e C
ETodos os veículos das categorias B,C e D, além de veículos com reboqueB, C e D
3.9/5 - (18 votes)
10 Comentários
  1. Helton lana Diz

    A categoria C não só dirige caminhões pequenos , mais sim qualquer caminhão que não seja articulável,eu tenho a C e trabalho com um bi truck. o povo quer explicar as coisas e n sabe e de porcaria neuma…

  2. Vanderlei Souza Amaral Diz

    Só faltou mais um detalhe,
    Eu trafegava no sentido bairro centro com numeração da Av par.

    1° Multa as 4:20 hs Av João de Oliveira Remião n° 2753

    2° Multa as 4:20 hs Av João de Oliveira Remião n°2000

    3° Multa as 4:25 hs Av João de Oliveira Remião n° 965

    Feitas assim de qualquer jeito com intenção de me ferrar mesmo como tinha dito que iria fazer.

  3. Vanderlei Souza Amaral Diz

    Boa Noite

    Vou contar um pouquinho da experiência que tive com nosso sistema.

    Estou desde de 04 de novembro vivendo dias difíceis psicologicamente.
    No dia 04 novembro de 2020, sai da minha residência as 4:07 horas para trabalhar como já faço a 18 anos.
    Então estava me dirigindo quando começou se aproximar de mim um veículo vindo atrás de mim com faróis alto, no momento me assustei e comecei a andar mais rápido temendo um assalto aquela hora da madruga na Lomba do Pinheiro, certa altura esse mesmo veículo ligou o giro flex e acionou a sinere imediatamente parei o meu carro pois constatei que se tratava de uma viatura da brigada militar, desci do veículo.
    Eu estava devidamente fardado com uniforme e crachá no peito, pois bem começou a gritaria os três com armas em punho, gritando!!!!! mãos na cabeça e vira de costas, aos gritos, tentei conversar que estava indo trabalhar devidamente uniformizado mas nada adiantou disseram que não me pediram explicação,anunciando que se tratava de uma abordagem.
    Pediram para mim esperar na calçada e começaram e revirar o meu carro enclusive minha carteira com dinheiro e documentos, sempre no mesmo tratamento como se eu fosse um criminoso, revisaram tudo e o policial me disse assim ” Tu tá Liberado” mais nada.
    Só que não parou por aí infelizmente, embarquei no carro e a patrulha me seguiu novamente, chegando ao meu lado com veículo em movimento aos gritos o condutor disse tem mais tu vai levar cinco atuações para aprender.
    E continuei meu trajeto, para minha surpresa no dia 06 do mesmo mês, estava lá no site do Detran três multas por transpor o semáforo em vermelho 7 pontos cada totalizando 21 pontos na minha CNH
    Fiquei em Pânico ao ver aquilo pois dependo da minha CNH para trabalhar.
    Procurei o Batalhão 19° no qual fui muito bem atendido pelo Sr. Major Rocha, que me pediu mil desculpas pelo fato, dizendo que os mesmo se excederam, mais infelizmente ele não conseguia reverter pois as multas já estavam no sistema. O Major me deu uma cópia do BO feito pela patrulha narrando o fato que depois de várias tentativas conseguiram me parar e me orientaram a sair mais cedo para o trabalho, infelizmente faltaram com a verdade pois em nenhum momento conversamos na abordagem.
    O Major se dispôs a me ajudar fazer uma defesa junto ao Detran quando chegar às notificações.
    Eu fiz uma defesa junto ao Detran, e agora chegou o resultados indeferido. Quase mil em multas.
    Essa é a minha história, penso nisso todos os dias, pois tenho medo de uma justa causa na empresa caso for considerado culpado pelo órgão gestor.

    Desculpa os erros de ortográfia.

    Atenciosamente

    Vanderlei Amaral.

  4. Almir Diz

    Um absurdo tudo que nosso governante faz pra piorar cada dia que passa fica mais difícil pagar todo isso que eles cobram nosso…tem carro que vale oito dez mil e pagamos mil reais de IPVA só aqui mesmo no brasil…

  5. Leila Diz

    Isso é um absurdo, eles vivem querendo extorquir o povo. Nós estamos cansados.isso é uma forma de tirar dinheiro do povo e sem dizer que depois vira pizza. Já não basta o IPVA com preços absurdos. Meu carro 2008 pagar R$ 750,00 isso é um cúmulo do absurdo . Que governantes são estes que permitem uma falcatrua destas, um carro velho pagar esta quantia. Sinceramente não aguento mais este País . Pagamos tudo isso e temos ruas esburacadas que acabam com nossos carros. Cade a manutenção das vias. Só cobram resolver nada. Muito triste com os governantes que pagamos para nos dar um bem estar e nada disso temos

  6. Andre Diz

    Mais uma coisa pra tirar dinheiro nosso, esse Brasil se supera a cada dia que passa mesmo.ta pouco o que eles estão tirando já né?

  7. Adriano Diz

    Bom dia amigo nao posso concordar com você será que as auto escola irão se atualizar também? Será que vai ter uma 1300cc ?
    Isso é só um meio do governo roubar um pouco mais.

  8. CLAUDIO LUIS GOMES DE RAMOS Diz

    Tem uma brecha na categoria C e acima de6000kg, qual categoria? Por exemplo caminhão truck ou bi truck que hoje precisa a categoria C e tem capacidade de 15 000 kg ou 22 000 kg como fica?

  9. José Orlando Diz

    Tudo muda menos essa lei pra visão monocular, que não pode dirigir caminhão não sei por que isso não muda em nada

  10. Elmo Diz

    Sinceramente eu gastei dessa mudança antigamente pra quem dirige hã muito tempo sabe que na quela epoca as categorias era ( A1 moto ate 180cd A2 moto acima de 180cd aei que existe sim muita diferença entre uma pop para uma 1300cd

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.