CNH 2022 terá alterações nas categorias e classificações; veja como vai ficar

As alterações consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir.

Cidadãos que vão tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou renovar o documento após o mês de junho deste ano vão ter uma surpresa. Isso porque, conforme publicado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no final de 2021, a CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir da data mencionada.

Veja também: CNH 2022: Confira as novas classificações e design para o documento

As alterações consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir. A intenção é deixar a habilitação com um modelo mais próximo dos padrões internacionais.

Alterações na CNH

A partir das mudanças estabelecidas no fim do ano passado, os veículos serão divididos por categoria, sendo um total de 14 combinações incorporadas as letras (A, B, C, D e E) e o número 1. Neste caso, todas as categorias serão atualizadas, sendo disponibilizadas a partir deste ano.

Para fins de esclarecimento, a atual categoria B, será ampliada para B1 e C1. As novas classificações serão voltadas a condutores que vão dirigir veículos automotores de 4 rodas (capacidade 8 passageiros), não sendo possível exceder o peso bruto de 3.500 kg.

Com relação as motos, estarão na categoria A1. Neste caso, é possível haver novas categorias, definidas quanto o tamanho ou cilindrada. Vale ressaltar que a resolução não traz mudanças nas regras relativas à primeira habilitação, renovação ou acréscimo de uma nova categoria.

Vale ressaltar que a nova CNH terá um QR Code que valerá para validação e armazenamento das informações do motorista, incluindo sua foto. Todavia, enquanto o mês de junho não chega, continua valendo as seguintes categorias:

CategoriaVeículos que pode dirigirEngloba veículos da categoria
ACCVeículos ciclomotores de duas ou três rodas de até 50 cilindradasnão engloba
AMotosACC
BCarros e veículos de carga leve (até 3.500 kg ou 8 lugares para passageiros)não engloba
CCaminhões pequenos e outros veículos de carga (entre 3.500 e 6000 kgs de peso total)B
DÔnibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares para passageirosB e C
ETodos os veículos das categorias B,C e D, além de veículos com reboqueB, C e D
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.