• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Economia

Paralisação de novos concursos públicos gerou ‘apagão’ no INSS

Redação Notícias Concursos por Redação Notícias Concursos
18 de fevereiro de 2020, 14:35h
em Economia, Notícias
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Como já está sendo divulgado há um tempo, o INSS está muito atrasado para responder à solicitações de obtenção de benefícios previdenciários. O que aconteceu recentemente foi que este atraso derrubou a cúpula do órgão, forçando a equipe econômica a improvisar soluções, ou, “fazer armengues”, usando, por exemplo, a convocação de militares da reserva para ajudar na realização do serviço.

Como mostrou o Estado, na semana passada, o governo está preparando uma medida provisória que visa contratar temporariamente servidores já aposentados não somente para o INSS, mas também para outros órgãos públicos.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) está alertando que existem chances de o apagão no INSS se repetir em outras áreas. Pelas contas da instituição, apenas na Receita Federal faltariam 21.714 servidores para se alcançar o quadro ideal. A falta de servidores em relação ao nível considerado adequado pelo fórum também já seriam altos no IBGE (65%), na Controladoria-Geral da União (61,5%) e no Banco do Brasil (43,9%).

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, diz sobre o assunto: “É a população que vai pressionar o governo a voltar a fazer concursos, com ou sem reforma. Basta a população sentir que os hospitais não têm atendimento, que não há matrículas em universidades, que outros órgãos estão com filas como a do INSS”.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

De acordo com ele, além das aposentadorias que devem retirar entre 20% e 25% da força de trabalho do serviço público federal nos próximos anos, existem ainda outros 120 mil servidores já aposentados que voltaram ao serviço com o abono de permanência. “Juntando todos esses funcionários, podemos perder até a metade da capacidade de atendimento se novos concursos não voltarem a ser realizados”, ressalta.

Com essa proposta de reforma administrativa do governo, os concursos públicos deixam de ser a porta de entrada definitiva para o serviço público. Ou seja, quem for aprovado em um concurso só será efetivado como servidor público depois de um período trabalhado. Nessa fase, o funcionário vai ser avaliado em sua aptidão para o cargo, entre outros critérios. O prazo de avaliação ainda está sendo definido e deve ser de dois a três anos. Na prova técnica do concurso nada muda.

Ainda hoje em dia, quem é aprovado em um concurso público e se torna servidor efetivo faz, antes, um estágio probatório, no qual apenas 0,2% são desligados enquanto que 99,8% dos servidores que fazem o atual estágio probatório permanecem nos cargos. Para a área econômica, esse ponto é central na reforma administrativa e vai constar na PEC. A conclusão é de que há servidores que passam na prova técnica, mas não estão aptos para o cargo.

VocêPode Gostar

Deputado discursando na Câmara dos Deputados com insígnia oficial ao fundo.

Câmara aprova novas regras para pontos e milhas: venda, transferência e troca por dinheiro terão mudanças

14 de agosto de 2026, 09:51h
Lâmpada com o sol em seu interior e torres de transmissão de energia no fundo durante o pôr do sol.

Mercado livre de energia chegará aos consumidores: veja como funcionará a escolha de fornecedores em 2027

13 de agosto de 2026, 16:54h
Contrato de locação residencial e chaves sobre mesa, com o Congresso Nacional ao fundo em Brasília.

Aluguel poderá ser descontado no salário: Câmara aprova medida para pagamento de imóveis residenciais

13 de agosto de 2026, 14:40h

Sem concurso INSS: Força-tarefa vai contratar 9.500 servidores inativos

A força-tarefa para acabar com filas de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai contratar 9.500 servidores para o órgão. O quantitativo é maior do que o anunciado inicialmente pelo governo.

A estimativa mais recente é que o governo realize o chamamento de 8.000 militares inativos e aposentados do serviço público federal e 1.500 servidores aposentados do INSS, totalizando o quantitativo de 9.500 servidores.

Em janeiro do ano passado, o Ministério da Economia anunciou que vai tentar reduzir o estoque de 1,3 milhão de pedidos de benefícios em atraso. Para isso, a estratégia do governo era contratar 7 mil militares reservistas.

O acréscimo de mais 2.500 servidores na estimativa é para que, quando a força-tarefa entrar em ação, a fila possa ser reduzida até outubro, prazo dado pelo governo para acabar com filas de espera.

Prazo de espera do INSS

O INSS tem, conforme consta em lei, 45 dias para realizar análise dos requerimentos. No entanto, o prazo não está sendo cumprido. Sendo assim, o governo planeja contratar 9,5 mil servidores inativos em caráter temporário para que, com o reforço de pessoal, o estoque de pedidos em atraso possa ser respondido.

A expectativa é que militares da reserva e aposentados civis atuem nas agências da Previdência Social e na parte administrativa.

Os aposentados do INSS devem realizar, de modo exclusivo, a análise dos requerimentos de benefícios, como aposentadorias e pensões. Para essa modalidade de contratação, o governo ainda terá que publicar uma medida provisória e uma portaria. A medida será necessária para prever as regras de contratação e para que esses inativos recebam um bônus de 30% sobre o valor da aposentadoria.

No entanto, vale destacar que o bônus não pode ultrapassar o valor de R$ 2.000. Por isso, a expectativa do governo é que militares de patentes mais baixas, como sargentos, sejam o foco do programa.

Após isso, o INSS vai abrir um edital abrindo número de vagas, fase em que será prevista a divisão entre militares reservistas, aposentados do serviço público e ex-servidores do INSS.

A força-tarefa também deve permitir a contratação temporária de peritos médicos aposentados. Os profissionais poderão ganhar um bônus de produtividade –um valor fixo por perícia realizada.

A ideia é reforçar a análise de benefícios que dependem de avaliação médica, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para deficientes e aposentadoria por invalidez.

Apesar de o plano ter sido anunciado em janeiro, os técnicos do governo esperam que a estratégia estará em vigor apenas no fim de março por causa do trâmite burocrático.

Tags: apagao inssconcurso inssconcursosINSSparalisacao
Postagem anterior

Ainda vale a pena investir em BITCOIN? confira;

Próxima postagem

Bolsonaro quer dobrar pontos para suspensão da CNH; Conheça o PL 3267/1

Redação Notícias Concursos

Redação Notícias Concursos

Nosso time é composto por mais de 30 redatores, equipe revisão, estratégia, equipe pedagógica. Com 20 ano de tradição em conteúdo web, somos parte do grupo Sena Online(CNPJ 17956217000172)

Artigos Relacionados - Posts

Deputado discursando na Câmara dos Deputados com insígnia oficial ao fundo.
Economia

Câmara aprova novas regras para pontos e milhas: venda, transferência e troca por dinheiro terão mudanças

14 de agosto de 2026, 09:51h
Lâmpada com o sol em seu interior e torres de transmissão de energia no fundo durante o pôr do sol.
Economia

Mercado livre de energia chegará aos consumidores: veja como funcionará a escolha de fornecedores em 2027

13 de agosto de 2026, 16:54h
Contrato de locação residencial e chaves sobre mesa, com o Congresso Nacional ao fundo em Brasília.
Notícias

Aluguel poderá ser descontado no salário: Câmara aprova medida para pagamento de imóveis residenciais

13 de agosto de 2026, 14:40h
Golpe virtual com venda de falsos certificados e materiais atribuídos à Anvisa.
Notícias

Falso certificado: Anvisa alerta sobre golpe que cobra até R$ 5 mil de profissionais em busca de recolocação no mercado de trabalho

13 de agosto de 2026, 14:36h
Profissionais de segurança analisando documentos relacionados à restituição do Imposto de Renda.
Imposto de Renda

Senado aprova prioridade na restituição do IRPF para profissionais de segurança; proposta segue para a Câmara

12 de agosto de 2026, 13:50h
Imagem ilustrativa de mãos contando notas de cem reais, cena ligada ao montante de valores esquecidos disponível para resgate no sistema financeiro.
Bancos

Dinheiro esquecido nos bancos chega a mais de R$ 5 bilhões; veja como consultar e resgatar

12 de agosto de 2026, 09:18h
Próxima postagem

Bolsonaro quer dobrar pontos para suspensão da CNH; Conheça o PL 3267/1

Processo seletivo Prefeitura Eva Bréscia RS 2020: Inscrições vão até hoje, 27! Até R$ 6.462,77!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Idosa observa celular após receber mensagem suspeita sobre corte de benefício do INSS por falta de Prova de Vida.

INSS alerta: mensagem sobre corte de benefício por falta de Prova de Vida é golpe

14 de agosto de 2026, 11:38h
Guarda Municipal fardado em área urbana representando concurso público para segurança municipal.

Concurso da Guarda Municipal em SP tem edital publicado com salário de R$ 2.599,61; veja como se inscrever

14 de agosto de 2026, 10:47h
Mulher utiliza o celular para acessar serviços digitais pela internet.

Conectividade amplia acesso a serviços digitais; veja o que já pode ser feito pela internet

14 de agosto de 2026, 10:19h
Guarda Municipal de Salvador caminhando em via pública durante patrulhamento, representando o concurso com previsão de 300 vagas.

Concurso da Guarda Municipal de Salvador é confirmado com 50 vagas; edital pode sair em setembro

14 de agosto de 2026, 10:10h
Estudantes em sala de aula durante atividade acadêmica; Prouni oferece mais de 471 mil bolsas no segundo semestre.

Prazo para confirmar dados de inscrição do Prouni termina nesta sexta (14): veja o cronograma atualizado com as próximas etapas

14 de agosto de 2026, 09:56h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.