Notícia sobre o PIX assusta brasileiros com os cartões de débito e crédito

Banco Central registra novo record de transações por pix próximo ao Dia das Mães

O Pix é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil e não para de bater recordes. Neste mês de maio, foi registrado o maior número de transferências através da ferramenta em um único dia, desde a sua criação.

Ao todo, houve a movimentação de mais de R$ 68 milhões através do Pix no dia 5 de maio. De acordo com o Banco Central, foram realizadas 124.322.983 transações por meio da plataforma. Esse número é expressivo se comparado a outros períodos. O dia mais movimentado de abril, por exemplo, teve pouco mais de 105,5 milhões de transferências.

Novo record de movimentação do PIX ocorre próximo ao Dia das Mães

O novo recorde de transferências PIX foi batido próximo ao Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (14). Um fato curioso é que o último recorde também foi batido na data comemorativa no ano passado, mas com um número menos expressivo, 73 milhões.

De acordo com um levantamento do Banco Central, o horário de pico, onde há maior número de transferências Pix, ocorre durante o horário do almoço (12h) e após o horário comercial (por volta das 18h).

Além disso, a maioria dos usuários prefere utilizar a chave aleatória, que gera um código específico para cada usuário. Na sequência das chaves mais utilizadas estão o CPF, celular, e-mail e CNPJ.

Cartões de crédito e débito podem sumir?

É fato que o Pix revolucionou as relações comerciais no Brasil. Com menos burocracia e mais facilidade no pagamento, rapidamente ele se tornou o queridinho da maioria dos brasileiros.

Toda essa fama pode deixar de lado o pagamento através dos cartões de crédito e débito. Isso porque essas opções estão sendo cada vez menos utilizadas. Por isso, não é inimaginável que, em um futuro próximo, os estabelecimentos comerciais e consumidores os deixem de lado.

Função do pix que substitui o cartão de crédito

O Banco Central está sempre trazendo novidades e novas ferramentas para o Pix. Mas uma das ferramentas disponíveis para os consumidores pode facilmente substituir a utilização dos cartões de crédito.

O Pix parcelado é uma novidade que surgiu para flexibilizar a forma de pagamento através da plataforma. O serviço funciona como um crédito pessoal. Dessa forma, você pode imaginá-lo como um empréstimo que você adquire para a obtenção de algum bem ou serviço.

Basicamente, o seu funcionamento é muito simples. Primeiramente, você deve escolher uma instituição financeira que ofereça o serviço. Depois, você deve realizar o pagamento ou transferência de uma quantia através da modalidade do Pix parcelado, mesmo se não tiver saldo na conta.

Dessa forma, você estará solicitando um crédito pessoal. A pessoa que receber a sua transferência ou pagamento, receberá o valor integral, como acontece no PIX tradicional. No entanto, você pode escolher, dentro do aplicativo, opções de parcelamento do valor solicitado.

A realização de todo o processo se dá de forma 100% digital e totalmente instantânea. Assim, confira os bancos que oferecem o serviço:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Mercado Pago;
  • Digio (banco digital do Bradesco);
  • PicPay;
  • Nubank.

Inovações do pix

O Pix nasceu em 2020, impulsionando a dinâmica de pagamentos no Brasil. Desde a sua criação até setembro de 2022 os consumidores realizaram mais de 26 bilhões de transações pela ferramenta, com valores transacionados de R$ 12,9 trilhões.

No entanto, a ferramenta não parou de inovar e trouxe novas soluções para os usuários ao longo da sua existência. Além das novidades que estão em desenvolvimento, o Banco Central já criou o Pix Cobrança, uma modalidade que facilita a cobrança e transferência de valores por meio da modalidade.

Além disso, outras novidades já entraram em vigor, como o pix copia e cola, Qr Code e pix agendado. Tudo para tornar a vida financeira de milhares de brasileiros ainda melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.