Surpresa total, anúncio chocante sobre o PIX HOJE vai afetar brasileiros com cartões de DÉBITO e CRÉDITO

A plataforma de pagamentos instantâneos PIX não para de crescer e fazer sucesso no Brasil. Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que o sistema bateu um novo recorde de transferências, mostrando um aumento expressivo em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a mais de 124 milhões de transações em apenas um dia. Sem dúvidas, um número que impressiona e ameaça outras alternativas de pagamento, como, por exemplo, cartões de débito e crédito.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, referente ao último dia 05 de maio, o valor movimentado no PIX ultrapassou os R$ 68 milhões, superando a quantidade de transferências realizadas no mesmo período do ano anterior, que girava em torno de 73 milhões de operações. Essa marca só comprova o sucesso da ferramenta, que tem sido cada vez mais adotada pelos brasileiros na hora de realizar pagamentos e transferências.

Pix vira método favorito dos brasileiros e tende a substituir outras modalidades de pagamento

O rápido crescimento do uso do Pix no país mostra como esta modalidade de pagamento tem conquistado a preferência dos brasileiros. Além da sua praticidade e rapidez, a ferramenta é segura e eficaz, tornando-se imprescindível em um cenário onde as compras online e o distanciamento social se tornaram cada vez mais presentes.

Diante dessa tendência de rápida adesão do PIX por parte da população, é natural que outras formas de pagamento, como cartões de crédito, débito e até mesmo boletos bancários, comecem a perder espaço no mercado. Especialistas apontam que, em um futuro próximo, a ferramenta pode até mesmo vir a ser a única opção de pagamento disponível, deixando para trás métodos mais tradicionais.

O futuro do PIX

Com o sucesso da plataforma e a crescente adesão dos brasileiros, é esperado que o Pix continue batendo recordes e ganhando espaço no mercado financeiro nacional. Nesse sentido, a tendência é que novas funcionalidades, como a possibilidade de efetuar saques e a integração com sistemas internacionais, sejam implementadas nos próximos anos, tornando a ferramenta cada vez mais completa e indispensável para os usuários.

Assim, o futuro do Pix no Brasil se mostra bastante promissor, principalmente quando se leva em consideração a rápida aceitação por parte da população e o empenho dos órgãos responsáveis em aprimorar e expandir a plataforma. Resta apenas esperar para ver o quanto o sistema de pagamentos instantâneos irá evoluir e se adaptar às demandas e necessidades dos brasileiros.

Em conclusão, o novo recorde alcançado pelo Pix mostra um avanço significativo no mercado de pagamentos instantâneos no Brasil, que tende a substancialmente diminuir o uso de outras modalidades de pagamento no futuro. Com isso, a ferramenta torna-se cada vez mais popular e indispensável no cotidiano dos brasileiros.

Mudanças no PIX confirmadas para Novembro; veja quais são

A partir do mês de novembro, o sistema do Pix vai passar por algumas mudanças no Brasil. A informação foi confirmada por agentes do Banco Central (BC) no dia 02 de maio. Segundo eles, as alterações deverão ter como finalidade o aumento da segurança dos usuários que optam por este sistema de transferência de dinheiro.

As duas medidas que começam a valer a partir de novembro são:

  1. A notificação de infração;
  2. A consulta de informações vinculadas às chaves PIX para análise antifraude. 

A notificação de infração é uma espécie de funcionalidade que vai permitir que diferentes instituições possam realizar uma marcação das chaves e de usuários que estão sob suspeita de fraude em uma determinada transação. Na prática, é uma espécie de etiqueta virtual específica para identificação de infrações.

A partir deste sistema, as instituições poderão contar com um catálogo com novos campos de especificação. Assim, ficará mais fácil separar crimes como golpesestelionatosinvasões de contas e coações, por exemplo. Também se tornará mais fácil especificar o tipo de fraude cometida.

Já a ampliação do conjunto de dados de segurança do Pix vai ajudar na disponibilização de informações para que instituições possam analisar com mais cuidado os dados destas contas. Assim, o processo de análise dos sistema antifraude poderá se tornar um pouco menos burocrático.

Este acesso já era disponibilizado pelo BC para as instituições financeiras antes mesmo deste anúncio de hoje. Contudo, a diferença agora é que o Banco Central está disposto a aumentar o leque de informações que serão disponibilizadas, além de elevar o tempo em que elas poderão ser compartilhadas para análise.

Hoje, as instituições podem contar com informações de até seis meses antes do pedido. A partir de novembro, a ideia é que este sistema disponibilize os dados de até cinco anos atrás. As instituições poderão consultar os dados através do Pix do usuário, durante 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.