Necessidade de Aprovação: Como lidar com esse sofrimento silencioso?

necessidade de aprovação pode aparecer de maneira silenciosa, tanto nos estudos, quanto no trabalho. Até mesmo na vida pessoal e nos relacionamentos corriqueiros esse tipo de necessidade pode surgir.

O medo do que o outro irá pensar, ou a sensação de que a realização só aparece diante de um elogio, podem fadar qualquer pessoa a uma busca incessante de perfeição. Com isso, deixa-se de lado prazeres e práticas positivas para focar apenas na opinião alheia.

No longo prazo, a saúde mental e física podem ficar comprometidas. Por isso, enxergar o problema e lidar com o mesmo são passos importantes para manter a qualidade de vida. Para isso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar.

Como lidar com a necessidade de aprovação?

Para lidar com a necessidade de aprovação, o primeiro passo é reconhecê-la. Para isso, reflita: Você tem medo de desagradar aos outros? Tem medo de sofrer qualquer tipo de rejeição? Aceita tudo o que é dito para você e jamais questiona alguma coisa? Então pode ser que sim, você está sofrendo com esse mal silencioso!

Reconhecida a situação, é necessário traçar um caminho mais saudável e equilibrado, pautando-se em alguns fatores:

1- Lembre-se que é impossível agradar a todos

Todas as vezes em que você se sentir ansioso e com uma grande necessidade de aprovação, respire fundo e comece a pensar no quanto é impossível agradar a todos. Uma forma de internalizar isso é refletindo sobre quantas pessoas já lhe desagradaram ao longo da sua vida e, mesmo assim, elas seguem bem e felizes. Faz parte das relações vivermos momentos de desaprovação.

  • Lembre-se: “Se dois concordam em tudo, é porque alguém não está pensando”.

2- Pense na injustiça de se deixar de lado

Como diria Ana Suy, “É impossível agradar a todos, e é absolutamente desnecessário”. Com isso em mente, pense na injustiça de tentar ser uma pessoa “perfeita” aos olhos de todos. Além de impossível, é desnecessário e faz com que você corra atrás de algo inatingível, esgotando as suas energias.

3- Faça atividades que dêem prazer para você, e não para o outro

A necessidade de aprovação pode fazer com que você se deixe de lado. Portanto, para lidar com o problema, comece a fazer atividades que lhe geram prazer. Esqueça as outras pessoas nesse momento e foque no que lhe faz feliz.

4- Observe as atitudes de outras pessoas e perceba o quanto ninguém é perfeito

Quando você se sentir ansioso para agradar alguém, observe as atitudes das outras pessoas. Veja como, em essência, todos somos um pouco egoístas e, além disso, imperfeitos. Faz parte da essência humana. Como somos todos diferentes, é inviável agradar à todas as pessoas, assim como nem sempre as outras pessoas agem em prol do coletivo.

Perceba como as atitudes “egoístas” (de pensar em si mesmo, e não de prejudicar o outro, ok?) são cotidianas e nem por isso as outras pessoas são “ruins”.

5- Comece a dizer não mais vezes

Por fim, comece a dizer “não” mais vezes. Quando você sentir que algo irá lhe desagradar, mas agradará ao outro (e apenas ao outro), avalie a situação. Não vale à pena jogar o seu bem-estar fora apenas para agradar outra pessoa que, possivelmente, não faria o mesmo por você. Pense nisso! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.