Como não se desviar dos objetivos?

Conseguir não se desviar dos objetivos parece impossível para você? Pois saiba que existe uma série de medidas que pode lhe ajudar a ser mais focado no que precisa ser feito!

Claro que não existe milagre e, às vezes, os desvios dos objetivos podem ter relação com alguma questão de saúde mental.

De qualquer forma, neste texto nós apresentamos algumas dicas gerais que podem ser úteis. Esperamos lhe ajudar de alguma maneira!

Como não se desviar dos objetivos?

Não existe muito segredo, tampouco alguma “pílula mágica” para que consigamos manter o foco nos objetivos.

Mas sim, o que existem são estratégias que podem vir a ser eficientes no dia a dia. Pois, querendo ou não, grande parte do nosso foco nos objetivos está relacionado à motivação que temos.

Portanto, trabalhar a motivação é uma excelente maneira de não se desviar dos objetivos, certo? Para isso, veja as dicas:

1. Crie um painel de visualização

Sabe aqueles sonhos, metas e objetivos que você traçou para a sua vida como um todo? Experimente fazer um painel sobre isso.

Vale imprimir imagens da casa dos sonhos, ou da viagem que você almeja, e assim colar em uma cartolina.

Quer ter família? Cole a foto de uma família feliz. Quer ter um carro específico? Cole a foto dele. Quer se formar na faculdade? Cole fotos de diploma, capelo, etc.

Deixe esse painel visível no seu escritório ou quarto para que você possa visualizar os seus sonhos todos os dias.

2. Imagine-se com as suas vitórias

Quando aquela vontade de desistir aparecer, use a imaginação para não se desviar dos objetivos.

Vale fechar os olhos, respirar fundo e imaginar você vivendo o cenário e o dia a dia que está buscando. Imagine a sua casa, sua família, seu carro…

Mas imagine tudo isso levando em conta os cheiros que podem ter a situação, a temperatura, as cores, tudo!

Quanto mais “imerso” você ficar no seu cenário, maiores as chances de despertar a motivação.

3. Divida os objetivos em pequenos passos de vitórias

Outra forma de não se desviar dos objetivos é desenhando pequenos passos que sejam vistos como vitórias.

Exemplo: Se o seu grande objetivo é se formar na faculdade, coloque os semestres como pequenos passos. Cada vez que você finalizar um semestre com sucesso, comemore com vontade, quase como se você estivesse se formando!

Isso irá impulsionar a sua energia de seguir adiante. Mas, também lembre-se de que o foco deve ser em cada etapa também.

Apesar de a visualização do futuro ser interessante, não fique de olho apenas nisso. Trazer o pensamento para a atividade presente também previne a ansiedade.

4. Comemore as suas pequenas conquistas

Novamente, comemore as suas pequenas conquistas. Aceite os seus pontos fortes e veja como eles podem ensinar muito sobre motivação!

Ou seja, no caso da faculdade, comemore uma nota alta em uma prova difícil, ou uma apresentação de trabalho bem concluída.

5. Analise o longo prazo

Procure pensar no longo prazo para não se desviar dos objetivos. Pare e analise tudo o que você viveu e aprendeu nos últimos 10 anos. Isso pode lhe dar uma percepção melhor sobre a espera, dentro do tempo.

E lembre-se, ainda, de que o tempo vai passar, seja com você cumprindo suas demandas, ou não.

O que você escolhe para você?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.