NOVO golpe dos precatórios

Um novo golpe tem deixado pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no prejuízo. Importante  que todos fiquem atentos, principalmente aqueles que tem precatórios ou das requisições de pequenos valores em processos (RPVs) para receber.

Benefício extraordinário: saiba se você tem direito

Os valores são referentes a ações ganhas na Justiça em que o governo não pode mais recorrer, entre os pagamentos podem estar correções de aposentadorias e pensões, por exemplo.

O primeiro passo para se proteger do novo golpe é saber como atuam os criminosos. Compartilhe também essas informações com outras pessoas, principalmente aqueles que você sabe que tem aposentados ou pensionistas na família.

Como o novo golpe funciona?

O novo golpe se inicia com um contato amigável do criminoso, aparentemente para auxiliar o aposentado ou pensionista, mas tudo é uma armadilha que pode acabar gerando prejuízos significativos.

O estelionatário entra em contato com a vítima alegando que os pagamentos referente aos precatórios ou RPVs estão liberados, o que pode parecer uma notícia a se comemorar, mas em contrapartida seria necessário pagar um suposto imposto.

Quando o suposto imposto é pago, há golpes que os criminosos aparecem com novas taxas, até que a vítima perceba o golpe. Em outros casos, a primeira transferência é suficiente para que o golpista suma.

Por isso, é importante ficar alerta, já que não existe qualquer possibilidade do INSS ou qualquer outro órgão realizar cobrança para liberação de RPVs ou precatórios. Não há imposto ou qualquer taxa prevista na legislação.

É possível pagar para adiantar os valores?

É importante lembrar que não existe cobrança de qualquer taxa para liberar os valores de RPVs  ou precatórios mais rapidamente. Está promessa também se trata de um golpe.

Contatos dos criminosos e o golpe

Importante mencionar que a maioria destes tipos de golpes estão sendo realizados pelo WhatsApp, mas pode ser que você receba algum comunicado de supostas taxas por outro meio, porém, lembre-se que nenhum valor é cobrado pelo governo ou pela Justiça para liberação dos valores.

Pagamentos de precatórios

O pagamento de precatórios e RPVs é feito após a Justiça confirmar que o estado deve para o pensionista ou aposentado do INSS. O primeiro se refere a montantes superiores a 60 salários mínimos e o segundo a inferiores.

Os pagamentos dos valores são feitos em contas abertos pela própria Justiça em nome do segurado e não é preciso pagar qualquer valor para que isso aconteça. Fuja de qualquer suposta empresa que te oferecer este serviço, são golpistas, na realidade!

Compartilhes esta notícia com amigos e familiares e ajude a evitar novos golpes.

Confira outros golpes e evite prejuízos financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.