Não pague mais anuidades: descubra o segredo para obter um cartão de crédito sem custos adicionais

Quem não quer pagar taxas adicionais tem uma opção bem viável

O meio de pagamento preferido pelos cidadãos brasileiros atualmente é o cartão, sendo utilizado por mais de 53 milhões de pessoas. No entanto, a cobrança das anuidades, uma taxa que muitas vezes é confusa e pouco transparente, leva muitos indivíduos a procurarem um cartão de crédito sem essa tarifa, e de preferência, sem prazo determinado.

Mas, o que exatamente significa ter um cartão de crédito sem as anuidades? Existem cartões que nunca cobram essa taxa? E como podemos garantir que o banco não irá cobrar posteriormente?

Qual é o significado de anuidades?

A anuidade é o valor que a maioria das instituições financeiras cobra pelo uso do cartão de crédito. Trata-se de uma taxa destinada à manutenção do cartão, permitindo que o cliente desfrute de seus benefícios.

Embora não seja uma regra, frequentemente o valor dessa taxa é excessivo (ou, no mínimo, pouco esclarecedor) em relação aos benefícios oferecidos pelo cartão. As anuidades em si não são um problema, mas quando há um desequilíbrio entre o custo e os benefícios, podem tornar o cartão desvantajoso.

Por exemplo: um cartão que cobra anuidade, porém, proporciona vantagens significativas ao cliente, pode ser vantajoso, dependendo do custo. Por outro lado, se não houver benefícios que compensem o preço, buscar um cartão de crédito sem anuidade pode ser mais interessante.

A decisão de cobrar ou não anuidade é tomada pelas instituições emissoras dos cartões, e elas têm a opção de não ter essa taxa. No entanto, a expressão “para sempre” é crucial: muitos bancos oferecem opções de cartões com anuidade grátis, mas isso está escondido nas cláusulas minúsculas do contrato, indicando que se trata apenas de uma promoção temporária.

Em outras palavras, você contrata um cartão com anuidade grátis, mas depois de um ano, a taxa começa a ser cobrada. Ou então, é necessário gastar um valor mínimo por mês para obter a isenção.

Portanto, é importante escolher cuidadosamente a instituição e verificar o contrato para garantir que a anuidade grátis seja realmente permanente e não apenas temporária. A isenção da anuidade não garante a ausência de outras taxas no cartão. Pode haver, por exemplo, cobranças de juros e multas em caso de atraso no pagamento da fatura.

Principais cobranças de um cartão de crédito

  • Taxa de transação – É o valor cobrado do estabelecimento sempre que um pagamento é realizado com o cartão de crédito. Parte dessa taxa é destinada à financeira, parte vai para a máquina e a outra parte fica com a bandeira.;
  • Juros e multas – Mesmo em cartões sem anuidades, podem ser cobrados juros (como no caso do crédito rotativo e parcelado) e, às vezes, multas por atraso no pagamento da fatura.
Não pague mais anuidades: descubra o segredo para obter um cartão de crédito sem custos adicionais
Quem não quer pagar taxas adicionais tem uma opção bem viável – Imagem: Adobe Stock

Cartão de crédito com anuidades grátis: como saber se é verdadeiro ou não

Existem diversos cartões no mercado que não possuem anuidade nem taxas ocultas. No entanto, ao escolher seu cartão de crédito, é fundamental ler atentamente os termos para não cair em armadilhas. Afinal, as pegadinhas estão escondidas nas cláusulas minúsculas do contrato, permitindo outras cobranças, como taxas para acessar benefícios, pagamento de contas, entre outras.

Uma das pegadinhas famosas é o cartão de crédito com anuidade grátis por tempo limitado. Isso significa que o cliente está sendo isento de pagar uma taxa que existe e está prevista no contrato. A isenção, nesse caso, ocorre apenas durante um período promocional, e depois desse prazo, a cobrança pode ser feita.

Como obter um cartão PayPal

Como era a vida antes do PayPal? Comprar online era muito mais complicado e não vamos falar de tentar fazer uma venda ou transação monetária. Então, o PayPal apareceu e facilitou nossas vidas. Mas, não quiseram limitar-se ao mundo online e lançaram um cartão pré-pago que também está disponível. Sem ter que estar vinculado a uma conta bancária, basta recarregá-la e fazer suas compras online ou em lojas físicas com ela, ajudando assim no controle de seus gastos.

Passo a passo para solicitar seu cartão

  • Acesse a página oficial do cartão PayPal. Navegue por ela e estude bem as condições e taxas do cartão. Quando tiver certeza de que deseja, clique em “Solicitar”;
  • Na próxima tela, clique no botão “Apply Now” na janela “PayPal Prepaid Card”;
  • Um formulário aparecerá. Preencha-o com seus dados e, ao chegar ao final, clique em “ Enviar ”;
  • Você receberá uma confirmação de que solicitou o cartão. Agora temos que esperar: quando o PayPal verificar sua identidade, eles o notificarão. O cartão pré-pago do PayPal chegará em sua casa em alguns dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.