Descubra como as bandeiras do cartão de crédito moldam sua jornada de consumo

Saiba a função e o que elas podem te proporcionar

No universo dos cartões, encontramos diversas denominações referentes às empresas envolvidas: operadora e emissora são alguns desses termos. Entretanto, o que são, afinal, as bandeiras do cartão de crédito e qual é a sua finalidade?

No Brasil, há mais de 130 milhões de cartões em circulação, cada um deles com a sua própria insígnia. Mais do que uma simples logomarca impressa, as bandeiras do cartão de crédito proporcionam uma série de vantagens de acordo com as categorias estabelecidas. Nesse artigo, descubra como elas operam e qual é a relação delas com as suas compras.

Como as bandeiras do cartão de crédito operam?

As bandeiras são empresas que atuam como intermediárias entre estabelecimentos comerciais e a operadora do cartão em operações de compra e venda. Isso significa que sua função é desenvolver as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito por terminais de pagamento, websites e aplicativos. Além disso, elas estabelecem as regras de utilização e garantem que o valor pago pelo cliente seja transferido de maneira segura para o estabelecimento.

Cabe destacar que nem todos os terminais de pagamento ou plataformas aceitam todas as bandeiras. Quanto maior for a aceitação da sua insígnia, maiores serão as chances de utilizar o seu cartão nos estabelecimentos comerciais.

Qual é a bandeira mais amplamente aceita no Brasil?

Embora haja diversas bandeiras do cartão de crédito, as três principais no Brasil são a Mastercard, a Visa e a Elo. Juntas, elas representam aproximadamente 120 milhões dos cartões emitidos no país, conforme dados do Banco Central. Em outras palavras, essas três marcas distintivas correspondem a quase 90% do total de cartões em uso no Brasil.

E não é apenas no Brasil que elas são populares. Além de serem amplamente utilizadas pelos brasileiros, as bandeiras mais importantes também estão presentes em inúmeros países e são aceitas em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

Portanto, é importante observar a bandeira do seu cartão e verificar onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamento com cartão de crédito permite o uso de qualquer uma das principais marcas distintivas, porém é comum encontrar promoções ou lançamentos realizados em parceria com uma operadora específica.

Descubra como as bandeiras do cartão de crédito moldam sua jornada de consumo
Saiba a função e o que elas podem te proporcionar – Imagem: Adobe Stock

Empresa emissora e bandeira: quais são as diferenças?

Enquanto a bandeira é responsável por viabilizar os processos de compra e venda realizados com um cartão de crédito, a empresa emissora do cartão é responsável pela sua administração. Dessa forma, ela lida diretamente com os clientes.

Em outras palavras, a empresa emissora é encarregada de estabelecer os limites do cartão de crédito, as taxas relacionadas ao seu uso (ou a falta de pagamento, por exemplo). Além disso, ela emite e envia as faturas. Também é responsabilidade da empresa emissora disponibilizar um serviço de atendimento ao cliente para dúvidas ou solicitações relacionadas ao cartão.

Qual bandeira do cartão de crédito optar?

Não existe uma resposta definitiva: para determinar qual é a mais adequada para você, é necessário compreender o que está buscando. Se a sua prioridade é garantir que o seu cartão seja aceito na maioria dos estabelecimentos que frequenta (ou deseja frequentar), é válido escolher um cartão com uma bandeira amplamente aceita.

Além disso, as bandeiras também oferecem benefícios exclusivos, que vão desde descontos em estabelecimentos até programas de recompensas e assistência em viagens internacionais. Tudo isso varia de acordo com a categoria do seu cartão e pode ser considerado como critério na hora de escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

É importante lembrar que essas iniciativas são oferecidas pelas bandeiras do cartão de crédito, não pelas empresas emissoras. Para saber quais benefícios você tem direito e como aproveitá-los, basta acessar o site das bandeiras e verificar todas as vantagens relacionadas à categoria do seu cartão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.