Mutirão Nacional para a negociação de dívidas vai até sexta-feira (confira!)

Consumidores podme obter inúmeras oportunidades

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. Através dele, os consumidores de todo o país poderão renegociar seus débitos até a sexta-feira (31/03).

O mutirão de negociação das dívidas oferece oportunidades para os consumidores quitarem seus débitos e organizarem sua vida financeira. As instituições inscritas podem aumentar os prazos para o pagamento, diminuir as taxas e juros cobrados, mudar as condições de quitação dos débitos, ou migrar para outras opções de crédito.

A princípio, estas instituições devem oferecer os melhores benefícios e oportunidades para seus clientes, além das regras e condições relacionadas ao pagamento das dívidas em atraso. É possível renegociar débitos em cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito.

As modalidades que possuam bens como imóveis, motocicletas e veículos, como garantia, não entram na negociação do mutirão. Pode-se negociar as dívidas nos canais das instituições credoras, ou através do portal Consumidor.org.br. Para acessar, é necessário informar os dados da conta Gov.br ouro ou prata.

Mutirão Nacional

O consumidor que deseja se orientar e saber como participar, pode acessar a página da internet do Mutirão Nacional onde é possível conferir alguns vídeos que ensinam o passo a passo para quitar suas dívidas em aberto. O consumidor é informado sobre como entrar no portão Gov.br, encontrar a instituição e renegociar.

Analogamente, no portal, é possível obter informação sobre organização e planejamento financeiro, acesso a canais como o Registrato, e o sistema do Banco Central. Pode-se inclusive, ter acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), onde o consumidor confere uma lista de suas dívidas.

De acordo com o diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, o objetivo do mutirão é promover a cidadania, o acesso ao crédito com responsabilidade, e reinserir o consumidor no mercado, através da quitação de suas dívidas. É uma proposta que oferece inúmeros benefícios a quem possui débitos.

Em síntese, o mutirão acontece todos os anos e procura, através de uma parceria com os bancos e demais instituições financeiras. Tem como objetivo, ajudar os consumidores não apenas a renegociar as suas dívidas, mas também a equilibrar e a organizar suas finanças. Dessa maneira, é um auxílio à sociedade em geral.

Outros mutirões de renegociação de dívidas

No ano passado, em um mutirão realizado entre o dia 1º e 30 de novembro, cerca de 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelas instituições financeiras. Os consumidores que estavam então com muitas dívidas a pagar tiveram uma oportunidade de limpar seu nome na praça e deixar de ser negativado.

Todavia, houve 24,3 milhões de contratos em atraso renegociados através do mutirão de negociação. A grande maioria destes valores eram dívidas contraídas durante o período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022. Foram 1,3 trilhão relativos ao saldo devedor e R$200 bilhões na suspensão de parcelas. 

Como participar do mutirão

O consumidor deve entrar na plataforma Registrato, do Banco Central. Ele pode fazer uma consulta gratuita, sobre os empréstimos e financiamentos que estejam em seu nome. É possível obter dados como seu relacionamento com bancos e outras instituições, como conta corrente, investimentos e a chave PIx, por exemplo.

Dessa forma, para que o consumidor possa organizar suas finanças e as dívidas em atraso, é possível utilizar algumas planilhas. Ela é gratuita, disponível pelo portal Meu Bolso em Dia. Sendo assim, ele saberá os valores disponíveis para quitar todos os seus débitos com as instituições financeiras.

Estas planilhas disponibilizadas pelo site já estão prontas, sendo possível utilizá-las com todas as fórmulas e cálculos. O consumidor só precisa preencher as entradas e saídas dos valores. Depois, todas as informações relacionadas às dívidas em atraso estarão dispostas para que seus usuários tenham acesso.

Em conclusão, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, é uma ótima oportunidade para que os consumidores com débito em atraso quitar tudo o que devem. Ele ainda dá acesso a inúmeras informações que podem ajudar o cidadão a ter uma vida financeira mais saudável.        

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.